A auriculoterapia é uma técnica inspirada na terapia milenar chinesa, na qual, surgiu com as pesquisas do médico francês Paul Nogier, no século 20. Ele estruturou um mapa auricular semelhante a um feto invertido, a partir das respostas fisiológicas sistêmicas, ao estimular áreas da aurícula externa. Dessa forma, a técnica faz pressão em pontos específicos da orelha seja com o uso de agulhas ou sementes de mostarda para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos, mentais e emocionais.

Há locais que agrupam microssistemas de pontos que se conectam com alguns órgãos internos, como a parte externa da orelha, e até mesmo o nariz e a mão. No caso do pavilhão auricular, existe uma porção de pontos associados a órgãos e partes do corpo que, através da estimulação, trazem alívio à doenças, dores e desequilíbrios, como a enxaqueca e a insônia.


Para realizar o procedimento de auriculoterapia é feito o diagnóstico por meio da anamnese e da análise visual e tátil. Com isso, o terapeuta aplica na orelha do paciente agulhas como é utilizado na terapia francesa ou sementes de mostarda e outros como na terapia chinesa. "Os efeitos são semelhantes para a saúde do paciente, equilibrando as energias e tratando as doenças", garante Mara Rúbia Freitas Ferreira, diretora técnica do Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic).

"A acupuntura auricular não é só eficaz para a ampla variedade de doenças comuns, ela também pode ser usada com bons resultados no tratamento de doenças de difícil resolução ou como analgésico durante o ato cirúrgico", afirma a Dra. Liyoko Okino, acupunturista.


De acordo com a acupunturista Liyoko, os pontos auriculares podem ser escolhidos conforme alguma doença específica ou com a localização anatômica. "Por exemplo, para tratar queixas no estômago, posso selecionar o ponto do estômago", explica a Dra.

O ponto do fígado, por exemplo, pode tratar alterações no olho ou visuais, porque o fígado, na medicina chinesa, está relacionado à visão. Outros exemplos seriam o ponto endócrino, para tratar desequilíbrios e irregularidades no ciclo menstrual, e o ponto do cérebro simpático, para alterações emocionais.


Após os pontos serem escolhidos, o estímulo pode ser realizado com sementes, esferas metálicas, agulhas, laser, calor, raio infravermelho, massagem, bastões de moxa ou até cristais. O tipo de aplicação vai depender da técnica que o terapeuta segue, se é a francesa ou a chinesa.

Vale ressaltar que é importante esterilizar o local e os instrumentos para evitar infecções no pavilhão auricular. Isso porque a estimulação se aproxima muito da cartilagem na orelha que, quando infectada, pode dar ao paciente o risco de contrair uma condrite, inflamação que é difícil de ser tratada.


Quem pode fazer auriculoterapia?


O tratamento não possui contraindicações. "Do bebê ao idoso, todos podem se tratar", afirma a enfermeira e acupuntirista Andréia Delfino dos Santos. Ela também destaca que a técnica de ariculoterapia é um dos ramos da acupuntura destinado ao tratamento das enfermidades físicas e mentais por meio de estímulos nos pontos nervosos da orelha. "Não há um perfil específico de paciente, pois a técnica pode atender diversas doenças", acrescenta.

No entanto, de acordo com o Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, pacientes imunodeprimidos, diagnosticados com AIDS ou diabetes, em uso de anticoagulantes ou com alguma infecção ativa devem ser tratados com cautela.

Quanto tempo dura o tratamento?


A terapia pode durar até dez sessões, sendo uma por semana. Andréia explica que no método francês, as agulhas permanecem na orelha do paciente por 30 minutos, até serem retiradas pelo terapeuta; já na chinesa, as sementes em adesivos podem permanecer os sete dias, e podem cair sozinhas ou serem tiradas pela própria pessoa que passou pelo tratamento.


Benefícios


A Agência Nacional de Acreditação e Avaliação em Saúde (ANAES), órgão francês semelhante ao Ministério da Saúde brasileiro, publicou em 2003 e 2004 uma lista de quadros para os quais são indicados o tratamento por auriculoterapia francesa:

Dores crônicas e agudas, agindo como analgésico;

Ansiedade e depressão, sendo parte de um tratamento geral;


Distúrbios funcionais digestivos, como náuseas e vômitos;

Vícios diversos, incluindo tabagismo;

Alergias, incluindo rinite alérgica;

Auxílio na recuperação motora;

Patologia funcional urogenital.

Insônia


A Dra. Liyoko Okino, a insônia pode estar relacionada ao estresse psicológico, ou ainda a um momento de fadiga e baixa vitalidade. Desta forma, o problema pode ser tratado através da terapia de acupuntura auricular.

Dor de cabeça


A dor de cabeça, principalmente as cefaleias tensionais causadas por tensões na musculatura da cabeça, podem ser aliviadas através do estímulo em pontos no pavilhão auricular.

Enxaqueca


O tratamento da auriculoterapia voltado para enxaqueca é considerado muito popular, e na medicina chinesa, é atribuída a uma disfunção do fígado. Sendo assim, trata os pontos do fígado e vesícula biliar podendo aliviar as enxaquecas de origem emocional.

Se você gostou de saber sobre a técnica auriculoterapia, atua na área da saúde e deseja aprofundar seus estudos neste tratamento e em procedimentos estéticos que estão em alta no mercado da saúde e beleza, você precisa de uma pós-graduação de qualidade. Então, conheça e se matricule na especialização em Estética Contemporânea e Estética Ortomolecular "Dupla Certificação" do Instituto Monte Pascoal. Seja um (a) especialista no assunto e faça a diferença no meio profissional.



Fonte: Secretaria de Estado de Saúde Governo do Estado de Goiás e Minha Vida

Imagem: 123RF