A pele humana vai perdendo seu colágeno aos poucos, geralmente, após os 25 anos. Com isso, a flacidez tanto facial quanto corporal fica mais aparente e o processo de envelhecimento vai aparecendo gradativamente. Nessa perspectiva, ao invés de recorrer aos processos cirúrgicos muitas pessoas estão fazendo uso da aplicação de fios de sustentação capazes de tratar a flacidez cutânea, tracionando e levantando a pele, além de estimular a produção de colágeno.


Por mais, que muitos homens e mulheres conheçam o procedimento de fios de sustentação e queiram realizar o tratamento estético, é importante esclarecer as principais dúvidas para que se tenha claro como ocorrerá todo o processo. Portanto, confira as perguntas e respostas esclarecidas por Denise Steiner e pelo cirurgião plástico, Flávio Rezende.


Qual a diferença dos fios de sustentação com a cirurgia plástica lifting?


No lifting, a pele é descolada, cortada, puxada para cima e costurada em outro posicionamento. Já os fios absorvíveis são colocados somente com anestesia local sem corte ou cicatriz e seu poder de tração é limitado.

Como é ocorre o processo de aplicação de fios absorvíveis?


Existem diferentes tipos de fios, nos quais, são utilizados materiais diferentes e que variam na maneira de tracionarem a pele. Com a escolha daquele que mais se adequa com o tratamento do paciente, é aplicado a anestesia local nos pontos de entrada e saída dos fios, e eles são aplicados na parte mais profunda da pele, no local que apresenta maior flacidez. O material desse fio é biocompatível e tem a capacidade de gerar o estimulo de colágeno. Os fios de sustentação podem e devem ser utilizados combinados com outros procedimentos para promover melhor resultado como por exemplo, o botox.

Os fios de sustentação podem ser usados em quais partes do corpo?


Os fios de sustentação podem ser utilizados no corpo para tratamento do umbigo triste, braços flácidos, joelhos flácidos, coxas flácidas, entre outros.

O resultado é rápido e imediato?


Sim, a duração do procedimento leva em média 30 minutos, sem cirurgia ou internação, e a pessoa pode ir para sua casa logo após a aplicação dos fios absorvíveis. A sutura redefine os traços, reduz rugas e restaura o volume facial com o reposicionamento dos tecidos. Também permite a elevação imediata e natural de diversas áreas como mandíbula, pescoço, bochechas e supercílio.

Quanto tempo dura o procedimento?


Um dos diferenciais da sutura é seu lento tempo de absorção, o que permite a formação de uma cápsula fibrosa, promovendo um tratamento eficaz e com durabilidade de até dois anos.

A sutura pode se romper após a aplicação?


Não, realizando os devidos cuidados após o procedimento, a sutura nunca será rompida. O que pode ocorrer é o deslocamento da sutura por falta de cuidado, com algum movimento brusco, prática de esportes de contato, e ida ao dentista, por exemplo. Dessa forma, é importante que, nos 10 primeiros dias após a aplicação, o paciente siga todas as orientações recomendadas pelo profissional.

O produto é absorvido pelo corpo?


Sim, como o nome ‘fios absorvíveis’ já diz, seu componente o ácido polilático é totalmente absorvível. Por meio do processo de reabsorção, ele restaura o colágeno perdido de forma gradual e duradoura. Ele sempre promoverá o estímulo de colágeno, melhorando a qualidade da pele.


O uso do fio pode alterar a fisionomia?


Não. O efeito de lifting proporcionado pela aplicação de fios absorvíveis é discreto e natural, por ser resultante da compressão e elevação do tecido no momento em que a sutura é ajustada. Assim, se o procedimento realizado seguir corretamente as técnicas indicadas pelo fabricante, respeitando o plano correto, não há riscos de alterar o aspecto facial.

Existe idade certa para fazer o procedimento?


Não. Não há uma limitação, pois irá depender da qualidade da pele analisada. No entanto, usualmente é feito em pacientes entre 30 e 55 anos.

Se você atua na área da saúde e deseja aprimorar seu conhecimento acerca da saúde estética, e fazer a diferença no mercado de trabalho faça sua especialização em Estética Contemporânea e Estética Ortomolecular "Dupla Certificação" no Instituto Monte Pascoal. Dê um passo à frente na sua carreira profissional e se torne referência.



Fonte: Claudia e Encontro Atualidades

Imagem: 123RF