O envelhecimento traz consequências para a pele do corpo como um todo, e no aspecto facial há queda natural das sobrancelhas que pode gerar uma aparência de cansaço e comprometer a jovialidade do rosto. Por isso, alguns procedimentos estéticos e cirúrgicos servem para deixar a face mais harmônica, arquear as sobrancelhas que se encontram caídas e corrigir rugas na região entre os olhos. As pessoas mais beneficiadas com esses tratamentos são aquelas que estão na faixa de 40 a 65 anos, porém, não é uma regra a necessidade vai de acordo com cada um, sendo este mais jovem ou não.

Por que as sobrancelhas "caem"?


A perda de elasticidade na região da testa pode ser a causa de um semblante com aparência de tristeza ou seriedade no rosto, sendo em princípio uma relação de causa e efeito. No entanto, esta pouca elasticidade também se deve ao avanço da idade, fatores genéticos, excesso de exposição solar, falta de cuidados com a pele e alimentação. O resultado de tudo isso são linhas de expressão que aparecem na testa e aquela sobrancelha caída.

Botox


A toxina botulínica é o procedimento mais conhecido para suavizar linhas de expressão e também pode ser usado para lifting de sobrancelhas, na região frontal (testa) e na lateral na região dos olhos, em rugas estáticas. A aplicação do botox é feita com o uso de um anestésico tópico, após avaliação mímica facial e marcação dos pontos da musculatura a serem tratados.

De acordo com a cirurgiã plástica Juliana Sales, o procedimento, em si, dura em torno de 20 minutos, mas a preparação que envolve a conversa com o paciente, análise facial, documentação fotográfica e a marcação deve ser considerada quando se pensa em tempo.

"A toxina age paralisando a musculatura, mas, para um efeito mais natural, mantemos a movimentação. A duração varia de quatro a seis meses, de acordo com o paciente, estilo de vida, etc", explica Juliana.

Preenchimento


Os preenchimentos injetáveis servem para suavizar rugas ou vincos, que são dobras e marcas na região facial, retardando o envelhecimento da região da fronte e da glabela (espaço entre as sobrancelhas). O rosto ganha uma expressão mais jovial e serena. Assim como o botox, antes de realizar o preenchimento é necessário avaliar a estrutura facial e condição da pele para definir como devem ser feitas as aplicações. Os riscos são considerados baixos e não há muitos relatos de assimetria das sobrancelhas.

Em ambos procedimentos, botox e preenchimento, deve-se manter um repouso relativo por cerca de 48 horas após o procedimento. Depois de algumas horas, pode ocorrer arroxeamento das pálpebras e testa, inchaços e equimoses. O uso de compressas frias sobre os olhos nas primeiras 72 horas, após o procedimento é fundamental para aliviar o edema.

Fios de sustentação


A cirurgiã plástica, Juliana, explica o seguinte: "O procedimento é iniciado com anestesia local, análise facial e marcação do local a ser tratado. Após a colocação dos fios, eles são tracionados, permitindo o ajuste da suspensão e simetrização dos lados. Existe uma ação mecânica (tração) e uma química, já que os fios são compostos de ácido polilático, o qual leva a formação de colágeno. O paciente pode voltar às atividades normais no mesmo dia."

O procedimento pode levar até duas horas e, devido ao fato de o fio ser reabsorvível, dura até um ano e meio. "A duração do resultado é variável e depende do estado inicial do paciente, de fatores externos e da resposta individual de cada um", afirma a cirurgiã.

Blefaroplastia


Esse procedimento é considerado um pouco mais invasivo se comparados aos outros mencionados acima, pois, precisa ser feito no hospital, sob anestesia local e sedação. "O procedimento permite a correção do excesso de pele palpebral (superior e/ou inferior) com a retirada de bolsas palpebrais, quando necessário", explica Juliana.

A blefaroplastia leva cerca de três horas e sua duração depende do estado do local antes da cirurgia, idade do paciente, cuidados preventivos e estilo de vida. Segundo Juliana, a faixa etária que mais realiza a cirurgia é entre 40 e 50 anos. Ela também lembra que não há contraindicações, desde que haja indicação de um especialista e o paciente seja liberado para cirurgia por um cardiologista.

Massagens também podem ajudar


Para as pessoas que preferem realizar tratamentos que são mais tranquilos, as drenagens faciais e massagens com efeito lifting são boas alternativas. "As massagens faciais podem melhorar o aspecto de sobrancelhas caídas por oxigenar melhor o rosto, estimulando vasos sanguíneos e melhorando a circulação da musculatura da face, assim como a nutrição do tecido que a sustenta", garante a esteticista Regina Maura.

Regina também esclarece que dá para fazer massagem em casa. "Na hora de aplicar os produtos ao redor dos olhos, faça movimentos ascendentes. Isso estimula a musculatura e aumenta a nutrição dos tecidos", ensina.


Se você atua na área da saúde e quer ingressar no mercado da saúde estética como um (a) expert no assunto e habilitado (a) para a realização dos procedimentos, o Instituto Monte Pascoal tem a pós-graduação ideal para você. Matricule-se na especialização em Estética Contemporânea e Estética Ortomolecular "Dupla Certificação". Se torne um (a) especialista e se destaque no meio profissional.



Fonte: Harpers Bazaar, UOL e Minha Vida

Imagem: 123RF