A área da farmácia conta com um leque de opções quando o assunto é a atuação farmacêutica, e o profissional formado pode trabalhar tanto em farmácias e drogarias quanto em laboratórios e indústrias de medicamentos. Mas, dentro dos diversos segmentos desta profissão uma prática que vem se destacando e sendo cada vez mais reconhecida é o trabalho do farmacêutico esteta, em que as pessoas formadas em Farmácia e especializadas em Saúde Estética podem desenvolver vários procedimentos na área da saúde e beleza facial e corporal.

Essa prática farmacêutica é regulamentada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), no qual, em 2013 elaborou uma Resolução que autoriza o desempenho dos profissionais farmacêuticos no âmbito da saúde estética. Além disso, a Resolução do CFF nº 616, de 25 de novembro de 2015 – Define os requisitos técnicos para o exercício do farmacêutico no âmbito da saúde estética, ampliando o rol das técnicas de natureza estética e recursos terapêuticos utilizados pelo farmacêutico em estabelecimentos de saúde estética.

Procedimentos que os (as) farmacêuticos (a) estetas podem realizar


De acordo com as resoluções do CFF de 2013 e 2015, os profissionais desta área podem trabalhar nos estabelecimentos de saúde estética com as seguintes técnicas, procedimentos e recursos terapêuticos:


Avaliação, definição dos procedimentos e estratégias, acompanhamento e evolução estética;

Cosmetoterapia;

Peelings químicos e mecânicos;

Sonoforese (ultrassom estético);

Eletroterapia;

Iontoforese;

Radiofrequência estética;

Criolipólise;

Luz intensa pulsada;

Laserterapia;

Carboxiterapia;

Agulhamento e microagulhamento estéticos;

Toxina botulínica;

Preenchimentos dérmicos;

Intradermoterapia/mesoterapia.

Recursos estéticos manuais


Entre os procedimentos estéticos manuais que também podem ser realizados por farmacêuticos estetas estão:


Drenagem Linfática Manual (DLM);

Massagens;


Massagem modeladora;


Entre outros procedimentos que já foram citados acima.

Depoimento


A farmacêutica esteta, Renata Maria Neves Mendes Vieira, conta que após formar em Farmácia se sentiu um pouco perdida e passou muitos anos trabalhando em ramos diferentes da sua graduação, mas, sempre sentia que faltava algo. "Pedi muito para Deus me iluminar e Ele colocou a estética na minha vida. E hoje sou completamente apaixonada e amo meu trabalho. Mês que vem faz 3 anos que a estética entrou na minha vida", afirma.

Atualmente, Renata trabalha como farmacêutica esteta em uma clínica e diz que os procedimentos que ela mais gosta de fazer são: Toxina botulínica (Botox), Preenchimento e Bioestimuladores.


Já Paula Nogueira Terra, que assim como Renata também atua como farmacêutica esteta, diz que na época em que se formou em Farmácia não tinha ainda especialização em Saúde Estética, então, sua intenção era se formar e trabalhar em drogaria. Ela chegou a fazer especialização em Farmácia Clínica mas, se encontrou na área da estética e se especializou nesta área.


Atualmente, Paula possui 3 anos de experiência em saúde estética e conta o que mais a encantou: "Sem dúvidas foi a possibilidade de trazer um bem estar para o paciente, um sorriso, aumentar a autoestima. Foi isso, e é isso que me move até hoje."

A farmacêutica esteta, acredita que o propósito de todas as pessoas que atuam na área da saúde estética deveria ser o mesmo, trazer bem estar para o paciente, elevar a autoestima pois, quando a pessoa está bem consigo mesmo e com sua autoestima ela consegue fluir melhor em todos os âmbitos da vida.

Questionada sobre a tendência de mais profissionais da Farmácia entrarem na área da saúde estética, Paula ressalta que a estimativa é que o número de farmacêuticos estetas aumente. "Ainda cabe muita gente na estética e os farmacêuticos são bem competentes para isso", enfatiza, Paula.

Se você atua na área da saúde, seja como farmacêutico (a), biomédico (a), enfermeiro (a), médico (a) ou odontólogo (a) e deseja dar um passo à frente na sua carreira profissional e se tornar um (a) especialista em saúde estética, saiba que o Instituto Monte Pascoal tem a pós-graduação certa para você. Faça a sua matrícula na especialização em Estética Contemporânea e Estética Ortomolecular "Dupla Certificação". Se torne um (a) profissional ainda mais capacitado e faça a diferença no mercado de trabalho.


Fonte: Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, Renata Maria Neves Mendes Vieira CRF: 16760 e Paula Nogueira Terra CRF: 12674

Imagem: 123RF