O jato de plasma é um tipo de tratamento estético que faz uso de um equipamento que fornece gás ionizado, no qual, pode ser aplicado na pele através de despigmentadores elétricos, que influenciam no tipo de profundidade e raio de ação. Ao ser aquecido, o equipamento aplicado na pele atinge apenas a camada mais externa da pele, ativando o colágeno que irá auxiliar na cicatrização. Ou seja, o aparelho promove a produção de colágenos e a estimulação de fibras na pele, garantindo um aspecto saudável.

Esta técnica que ganhou a área da estética teve início na Europa, através de cientistas que descobriram que injetar gás ionizado em contato com a luz produziria melhorias para a pele. Dessa forma, a função do aparelho de jato de plasma é atingir camadas mais profundas da pele sem prejudicar os tecidos mais profundos. Com isso, o contato das partículas aciona a produção de colágeno que também ajuda na revitalização do local de aplicação. O efeito gerado é chamado de "despigmentador".

As pessoas que buscam e realizam o tratamento com jato de plasma costumam notar os resultados entre 5 a 7 dias após o procedimento. Antes desse breve período, a pele fica com um aspecto mais ressecado e, com o passar dos dias, vai cicatrizando naturalmente com o estímulo da própria derme. Além disso, a partir da primeira semana muitos pacientes percebem que a pele está mais lisa, sem manchas, mais firme e menos flácida.

Principais indicações


Diversas partes do corpo, nas quais, muitas pessoas consideram "imperfeitas" esteticamente falando podem ser ajustadas com o jato de plasma. Entretanto, o profissional responsável e especializado em estética, deve considerar todas as possíveis contraindicações ou efeitos colaterais conforme o estado atual e o histórico de saúde do indivíduo.

Caso o paciente não apresente restrições que o impede de realizar o procedimento, o jato de plasma pode ser indicado para:


Áreas com sinais de idade;

Regiões com manchas de sol;

Verrugas filiformes e planas;

Partes do corpo com dermatose em geral;

Rugas e linhas de expressão;

Pálpebras flácidas;

Olheiras;

Áreas micropigmentadas, como as sobrancelhas;

Tatuagens pequenas para clareamento;

Na face, como lifting;

No colo e pescoço, trazendo rejuvenescimento;

Na região da papada;

Face ou corpo com cicatrizes de acne;

Em áreas do corpo com estrias brancas ou vermelhas;

Em locais do corpo com cicatrizes atróficas ou hipertróficas.

Quem não deve realizar o procedimento de jato de plasma?


Embora seja uma técnica considerada simples, o jato de plasma não pode ser feito em pessoas que fazem uso de marca-passos. Qualquer que seja o tipo de metal implantado já é motivo para o paciente deixar de realizar o tratamento e buscar outras opções de tratamento. Mulheres grávidas também estão fora da lista de possibilidade, até porque pode prejudicar o bebê.

O uso de medicamentos é outro fator que pode interferir no tratamento e acabar prejudicando o paciente por causa do jato de partículas. Casos de câncer ou epilepsia também são fatores de risco para dar início a impulsão de gás.

Cuidados após realizar o procedimento


Depois de realizar o tratamento, o uso de protetor solar é fundamental e deve ser aplicado diariamente. Se o objetivo do tratamento for o rejuvenescimento, a pessoa deverá usar um creme específico para o tratamento home care, no qual, será indicado pelo profissional da saúde estética.

Pode ser necessário também o uso de uma pomada anti-inflamatória nos primeiros sete dias, dependendo do caso. Mas, assim como o creme, o profissional responsável pelo tratamento passará todas as informações e dicas necessárias.


Se você trabalha na área da saúde, mas, deseja ingressar no meio estético, segmento que têm crescido ano após ano no mercado, esse é o momento certo para começar sua pós-graduação e o Instituto Monte Pascoal pode te ajudar. Conheça e se matricule na especialização em Estética Contemporânea e Estética Ortomolecular "Dupla Certificação" do Instituto Monte Pascoal. Se torne um especialista e se destaque no meio profissional.



Fonte: Área de mulher e Biomedicina Estética

Imagem: 123RF