Água termal hidrata a pele? A água quente do banho é prejudicial? Qual é o melhor horário para passar hidratante no corpo e no rosto?

Para responder estas e outras dúvidas, convidamos especialistas, para revelar os 12 maiores mitos e verdades sobre a hidratação na pele. Confira:


1. Sudorese intensa anula o efeito da hidratação da pele

"De modo algum. O suor, muito rico em sais minerais, acaba sendo um bom hidratante para a pele, especialmente quando se mistura ao sebo formando o chamado manto hidrolipídico ou emulsão epicutânea natural de hidratação. A sudorese também não irá anular o efeito de um bom creme hidratante - pelo contrário, poderá potencializá-lo. Não podemos esquecer, porém, que o suor excessivo é um modo do corpo se resfriar e, através dele, se perde muita água, que deve ser reposta imediata e prontamente através da ingestão de líquidos".


2. Hidratar a pele oleosa causa acne

"Depende do hidratante utilizado. Se for um hidratante oleoso e rico em óleos minerais como a vaselina ou mineral oil poderá, sim, causar acne. Porém, se for um hidratante hidrofílico como a glicerina ou o ácido hialurônico, não há risco de causar acne".


3. A pele hidratada suporta mais o uso de maquiagem

"A hidratação é uma propriedade natural da pele que, ao bloquear parcialmente a perda do conteúdo de água cutâneo, acaba mantendo-a mais ou menos hidratada. Peles muito jovens raramente precisam de hidratantes, pois se hidratam por si só. Peles mais maduras, por sua vez, tendem a perder uma quantidade maior de água por défict na sua função barreira, deixando a pele mais desidratada e precisando então da aplicação de bons hidratantes cosméticos. Uma pele saudável é uma pele corretamente hidratada. Hidratação equilibrada significa pele equilibrada. E, nesse sentido, poderá suportar melhor a aplicação de outros cosméticos mais irritantes, por exemplo".


4. O produto do momento para trata a pele ressecada é o que tiver hidroxiácido na composição

"Os hidroxiácidos possuem múltiplas propriedades benéficas para a pele. Ao estimular a taxa de renovação celular da epiderme, os hidroxiácidos fortalecem a barreira cutânea impedindo a evaporação ou perda excessiva de água da pele, mantendo-a muito mais hidratada".



5. A hidratação do rosto deve ser igual à do corpo

"Não, pois o rosto é sempre mais oleoso que o corpo. A pele do corpo requer hidratantes mais potentes, pois é mais espessa e mais seca que a pele do rosto. O fato é que a pele do rosto possui um maior número de glândulas sebáceas, sendo mais oleosa e hidratada que a pele do corpo".



6. Água quente no banho é prejudicial à pele

"Muito prejudicial. Especialmente quando somada ao sabonete durante os banhos mais demorados, a água quente consegue remover toda a emulsão epicutânea natural da pele, deixando-a totalmente desprotegida e desidratada. Por isso a maioria absoluta das mulheres deveria usar um hidratante pós-banho".



7. O melhor momento para aplicar o hidratante é após o banho no corpo e à noite no rosto

"Verdade, pois, como o banho desidrata intensamente a pele, é muito importante que a aplicação de um bom hidratante seja feita logo após o sair do chuveiro para compensar a desidratação acentuada do momento. Quanto ao rosto, o ideal seria hidratar após o banho, após esfoliações e, se a pele da pessoa for muito seca, pela manhã antes do fotoprotetor".



8. Água termal auxilia na hidratação do rosto

"Pouco. O suor hidrata mais. Estranho né? Mais fácil de entender isso quando analisamos que o suor é muito mais salgado que a água termal – e quem hidrata é aquele salzinho presente tanto no suor, quanto na água. A água termal é um bom refrescante para os dias mais quentes. Para hidratar mesmo, o ideal é o uso de um bom creme ou gel, dependendo do tipo de pele".



9. Hidratar a pele durante o banho é melhor para absorver o creme ou óleo

"Para absorver sim, pois a pele está mais hidratada e amolecida pela água quente, além de estar ainda com canais abertos pela presença do sabonete que remove os lipídios cutâneos".



10. Vitamina C é realmente eficiente na hidratação

"A vitamina C é mágica, e nada a supera quando se fala em benefícios para a pele. Ao agir como potente antioxidante e manter as estruturas e as funcionalidades da pele mais preservadas, a vitamina C pode sim ajudar na hidratação da pele".

11. Nutricosméticos ajudam na hidratação da pele

"Podem ajudar. Depende do nutricosmético. A maioria dos nutricosméticos não possui estudos suficientes que comprovem sua eficácia, porém, existem substâncias como a vitamina E, beta-caroteno, colágeno marinho e licopeno que, quando ingeridas, podem, sim, melhorar as propriedades de barreira da pele e melhorar a hidratação".


12. Substâncias como parabenos e óleo mineral são prejudiciais

"Muito, mas muito prejudiciais mesmo. Parabenos são comprovadamente cancerígenos. Óleos minerais podem sensibilizar a pele e podem estar contaminados com substâncias também potencialmente cancerígenas".


Fonte: Vogue

Fonte Foto: FernandaPereira