Os seios estão sujeitos ao aparecimento de estrias, principalmente na puberdade em que as mamas se desenvolvem e aumentam de tamanho. Outro fator que pode facilitar o surgimento das estrias é em quem possui facilidade para perder peso, mas, ao mesmo tempo recuperam os quilos perdidos com facilidade, o chamado ‘efeito sanfona’. O lado bom é que as pessoas que se sentem incomodadas com a presença das ‘listras’ brancas ou avermelhadas na pele podem recorrer a procedimentos estéticos que podem minimizar e melhorar o aspecto da pele.

De acordo com a dermatologista Denise Steiner, quando as estrias são vermelhas e recentes o tratamento com aparelhos de laser que destroem os vasos é bastante eficaz. Isso porque o ato de eliminar os vasos sanguíneos dilatados e aumentados faz com que o processo de formação de estrias seja interrompido.


O laser serve para atingir os vasos por meio da fototermólise seletiva, que significa destruir alvos específicos como a hemossiderina. Nesse sentido, o tratamento feito com antecedência nas estrias vermelhas é essencial para evitar a destruição das fibras de colágeno e elastina assim como a posterior formação de cicatrizes conhecidas como estrias brancas ou antigas.


Tratar as estrias brancas é mais complicado porque o processo já aconteceu, sendo necessário aderir outras técnicas que estimulem a remodelação de um novo colágeno.


O aparecimento de estrias também pode ocorrer após processo cirúrgico de implantação de próteses para aumento das mamas. Nessa situação é importante que o paciente converse e planeje com o cirurgião, pois, o tipo de pele e o tamanho da prótese influenciam no resultado final e nos efeitos colaterais da pele como as estrias.

Assim como nas outras situações, em casos de pós-cirúrgico o uso de lasers e procedimentos estéticos podem ser feitos para reparar o estado da pele. O procedimento com laser também modula o processo inflamatório da cicatriz e evita problemas como hipertrofias e queloides.


Outro cuidado recomendado para ser feito na pele todos os dias, independentemente da situação que esteja as estrias nos seios é a hidratação. Quando a pele está com quantidade de água suficiente ela cicatriza melhor além de ter mais resiliência à mudança de volume da região.


Vale também fazer uso de cremes que contenham em sua composição glicerina, ácido hialurônico, uréia e vitaminas.
Se você atua na área da saúde estética e deseja melhorar sua capacidade de atendimento assim como seus procedimentos, esse é o momento ideal para começar sua pós-graduação e se destacar no mercado de trabalho. Conheça e se matricule na especialização em Estética Funcional "Tendências e Harmonização Facial e Corporal" no Instituto Monte Pascoal. Aperfeiçoe suas técnicas profissionais e se torne referência no assunto.


Fonte: Claudia

Imagem: 123RF