Muitas pessoas acima do peso pensam em tomar a sibutramina, muito conhecida entre os "gordinhos". Porém, é preciso conhecer os seus efeitos antes de experimentá-la.

A sibutramina ou cloridrato de sibutramina é uma substância receitada para as pessoas que estão acima do peso e não conseguem emagrecer mesmo com exercícios físicos e dieta balanceada. Portanto, apenas em últimos casos. Ela faz parte dos agentes anfetamínicos e é administrada oralmente, sendo ingerido um comprimido de 10mg pela manhã todos os dias.

Para comprar os comprimidos de sibutramina, é preciso ter receita médica. Além da receita médica, o paciente tem que assinar o termo (em 3 vias) de consentimento sobre o uso desta substância. Esse termo é fornecido pelo médico.Portanto, se você pretende emagrecer utilizando essa substância, consulte o seu médico.

Na maioria dos casos, ela é indicada apenas para as pessoas que estão muito acima do peso, ou seja, com IMC (Índice de Massa Corporal), que é o resultado do seu peso dividido pelo quadrado da sua altura, além de 25kg/m². Além disso, um forte fator para que a substância seja receitada é quando o peso excessivo da pessoa pode afetar a sua saúde, predispondo-a a doenças como a diabetes e os males cardiovasculares.

A ação da sibutramina é no hipotálamo, parte do cérebro responsável pela saciedade, sendo então considerada como moderadora do apetite. Desse modo, o cérebro entende que a pessoa esteja saciada com menos alimentos e para de enviar mensagens para que ela coma. No entanto, ela não corta totalmente o apetite, por isso, a sua venda é permitida em farmácias, contanto que haja prescrição médica.

No entanto, não é somente o remédio que fará com que você emagreça, pois essa ação resulta de uma série de atitudes como fazer exercícios físicos e hábitos alimentares saudáveis. Portanto, não existe medicamento milagroso para emagrecer, porque, mesmo que você emagreça à base da sibutramina, o seu corpo precisará de atividades físicas para que a pele não fique "sobrando".

Além do mais, muitas pessoas que conseguem chegar ao peso almejado passam a ganhar os quilos perdidos novamente após o final do tratamento. Isso acontece principalmente porque não houve uma reeducação alimentar. Então, o paciente volta a comer como o fazia antes de começar o tratamento, ou seja, muita caloria passa a ser ingerida, o que traz a gordura de volta. Por isso, para a manutenção do peso, é preciso continuar tendo a mesma alimentação de quando a sibutramina era tomada, além de muitos exercícios físicos.

Como quase todos os medicamentos, a sibutramina causa efeitos colaterais. Entretanto, eles só aparecem no início do tratamento. Os principais são a sudorese, as náuseas, a cabeça leve, a taquicardia, a constipação intestinal, a boca seca entre outros. Há algumas contra-indicações para o uso da sibutramina. São elas: condições psiquiátricas como a bulimia, a anorexia, a depressão profunda ou manias pré-existentes, pacientes menores de 18 anos, hipertensão não controlada, lesões em válvulas cardíacas, insuficiência cardíaca, arritmia séria e mulheres grávidas ou lactantes.

A sibutramina é uma substância aprovada pela ANVISA e, portanto, tem a venda liberada, contanto que seja receitada pelo médico. No entanto, se você conseguir seguir uma dieta balanceada e fizer exercícios físicos, não precisará tomar esse medicamento.

Fonte: Centro de Vigilância Sanitária.