Quem está no alvo: Donas de pele oleosa, pois o calor estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo, que só consegue ser eliminado com a dilatação dos poros.

Para sair da mira:
Experimente lavar o rosto duas vezes ao dia com sabonete à base de ácidos salicílico ou glicólico, sempre com água fria e seguido de um tônico que ajude a controlar a oleosidade. Se for usar maquiagem, escolha itens oil-free e não se esqueça de removê-los com demaquilante antes de dormir.

Se surtiu pouco efeito: A aplicação diária de ácido retinoico, duas vezes ao dia, estimula a renovação celular e, por tabela, melhora a textura da pele.

O problema ainda persiste?
Nesse caso, há duas possibilidades: fazer de três a cinco sessões de peeling químico, com intervalo de 15 dias entre elas, ou de três a seis aplicações de luz intensa pulsada, sendo uma por mês. O peeling mais usado contra poros dilatados é o de ácido retinoico, ele promove uma descamação suave por três dias e reduz temporariamente a oleosidade sem provocar um pingo de dor. Já a luz intensa pulsada, além de diminuir o tamanho dos poros, estimula a produção de colágeno.

Você tentou todos os tratamentos listados até aqui e ainda assim continua vendo buraquinhos na testa, no queixo a nas maçãs do rosto? Então, o jeito vai ser apelar para o laser de CO² fracionado. É bem mais dolorido que os demais, tanto que exige anestesia tópica, anti-inflamatório, repouso nos primeiros dias e nada de sol por 30 dias, sendo necessárias entre duas e três sessões com intervalo de um ou dois meses. A boa notícia é que ele estimula o colágeno, preenchendo os poros, e ainda melhora a coloração da pele.

Fonte: Dra. Lorena Soares