Aparelhos desfibriladores que emitem choque elétrico podem ser encontrados em locais públicos e de grande movimentação no Japão. Ao deparar com uma pessoa caída no chão, veja as condições de segurança do local em volta. Por exemplo, se é uma rua movimentada de veículos ou se há muitas pessoas nas proximidades. Pessoas que sofreram uma parada cardiorrespiratória podem ser salvas ao receberem uma descarga elétrica para reativar o coração. Isso pode ser feito com o AED (siga em inglês para Desfibrilador Externo Automático), ou Jidou Taigaishiki Josaidouki, em japonês.

Em vários países, como Japão e Brasil, aumenta cada vez mais o número de aparelhos instalados em locais públicos e de grande fluxo de pessoas. Só em Hamamatsu (Shizuoka), por exemplo, existem atualmente 200 que são de responsabilidade do Corpo de Bombeiros, sem contar os adquiridos pelo setor privado. O AED pode ser manipulado por qualquer pessoa que estiver passando por perto de alguém que sofreu uma parada cardiorrespiratória (veja como usá-lo ao lado). Isso porque o próprio aparelho faz a avaliação sobre a necessidade ou não do choque, através de diodos aplicados na vítima que fazem a leitura do coração.

Por enquanto, os aparelhos administrados pelos bombeiros só têm manual em japonês e inglês e orientação de voz em idioma japonês. Segundo especialistas, o AED aumenta consideravelmente as chances de sobrevivências dessas vítimas, já que a desfibrilação cardíaca é reconhecidamente uma ação necessária para restaurar o batimento cardíaco. Os aparelhos salvam, em média, uma pessoa por dia, em casos em que ataques cardíacos ocorrem fora dos hospitais, de acordo com um estudo nas áreas rurais e urbanas nos Estados Unidos e Canadá.
[p]Maiores informações sobre o desfibrilador, como usar, quem pode manusear, qual sua importância na parada cardíaca, como ajudar a salvar uma vida...todas essas informações podem ser vistas no site abaixo relacionado.

Fonte: UOL