Uma mancha vermelha que aparece sobre as maçãs do rosto e na parte superior do nariz, também conhecida como "asa de borboleta", ou ainda uma grande sensibilidade à luz solar. Esses são alguns dos sintomas mais freqüentes que acometem pessoas portadoras de uma doença auto-imune chamada lúpus. Como toda doença auto-imune, o lúpus desencadeia um mecanismo de agressão ao organismo por meio do próprio sistema de anticorpos da pessoa doente.

"O sistema imunológico pára de reconhecer partes do organismo, como alguns órgãos, por exemplo, como sendo parte do próprio organismo". A maior parte dos pacientes apresenta uma grande sensibilidade à luz solar, denominada fotossensibilidade, que provoca manchas vermelhas na pele. Essas ocorrências podem ser pequenas feridas semelhantes a aftas na mucosa da boca e no nariz.

Apesar de a pele ser comprometida em aproximadamente 60% dos casos da doença, outros sintomas também são comuns. "Os sintomas gerais incluem fadiga, mal-estar, cefaléia, febre, falta de apetite, indisposição, emagrecimento. Já os sinais específicos incluem lesões avermelhadas na pele, especialmente nas áreas expostas ao sol, dor e inflamação nas juntas, queda anormal dos cabelos, urina espumosa, convulsões epilépticas e distúrbios psiquiátricos".

Fonte: Terra