Profissionais de saúde que atuam na área de estética devem estar alertas quanto à necessidade de exames laboratoriais para se iniciar os tratamentos. Até pouquíssimo tempo, por falta de conhecimento e capacitação, muitos profissionais como fisioterapeutas, tecnólogos em estética, biomédicos e até médicos, não se atentavam para a importância de exames laboratoriais básicos nas clínicas estéticas. No entanto, a mentalidade de que todos os tratamentos estéticos são muito simples e que não existem contraindicações tem caído por terra. Mas qual é de fato a aplicabilidade dos exames de sangue e até de urina no pré-tratamento?

Primeiramente precisamos pensar em três coisas fundamentais. A primeira delas é que devemos zelar pela saúde de nossos pacientes. Antes de sermos profissionais de estética, somos antes de tudo profissionais de saúde. É nosso dever avaliar e orientar quanto às condições de saúde das pessoas que passam por nossas mãos. A segunda razão que nos leva a solicitar exames, é para zelar pela segurança do cliente. Já imaginou uma pessoa com quadro acentuado de resistência à insulina, ser submetida a várias sessões de procedimentos para redução de gordura localizada? Ou talvez um paciente aparentemente saudável com distúrbios de coagulação e hemostasia que nem ele mesmo tem conhecimento, ser submetido à intradermoterapia ou técnica de microagulhamento? A terceira finalidade da solicitação de exames é pela própria eficácia dos resultados. Se o quadro geral de saúde é bom, certamente os resultados tendem a ser melhores. Podemos dar um exemplo de uma paciente diabética descompensada. É muito provável que os resultados de alguns procedimentos possam não ser tão satisfatórios se a mesma paciente estivesse com a glicemia controlada.

Atualmente, os únicos profissionais legalmente habilitados para solicitar exames laboratoriais são os médicos e nutricionistas. É interessante que as clínicas de estética trabalhem em parceria com estes profissionais para que seja feita a avaliação dos pacientes. Num futuro próximo, os profissionais de saúde que lidam com a beleza terão mais liberdade de atuação, haja vista a incessante luta dos conselhos de classe nesse sentido.

Fonte: Diagnostica Coachingem