Um dos principais fatores que deixam a pele com aspecto cansado e sem frescor é o acúmulo de impurezas. "Uma pele limpa, que recebe higienização diária, ajuda até a potencializar os benefícios dos cosméticos aplicados", explicam as esteticistas da Maison Payot (SP), Wilma de Souza e Antonieta Paparelli. As especialistas, porém, recomendam que ninguém tente fazer remoção de cravos e espinhas em casa. "Este processo precisa ser feito por profissional, com produtos e aparelhos específicos para evitar infecções", explicam.

O ideal é procurar um esteticista a cada 30 ou 40 dias para uma limpeza mais profunda, e apostar na manutenção diária em casa. O passo a passo a seguir é suficiente para manter a pele saudável durante os intervalos das sessões no salão.

1. Lave o rosto com um sabonete de pH neutro, fazendo movimentos suaves e circulares, para remover bem a sujeira e a oleosidade. Depois, aplique uma loção tônica apropriada ao seu tipo de pele. Esse produto normaliza o pH epidérmico e complementa a retirada de impurezas. Se a pele for oleosa ou acneica, substitua o tônico pelo adstringente, que contrai os poros e modera as secreções sebáceas.

2. Aplique um esfoliante suave e espalhe-o com leveza. Não há necessidade de esfregar o produto na pele, para não feri-la. O esfoliante tem ação desincrustante e afina a textura da pele, tornando-a mais receptiva aos tratamentos cosméticos. Mas em caso de peles acneicas, a esfoliação não é recomendada. Depois, enxague e remova os resíduos do produto.

3. Aplique uma máscara facial adequada ao seu tipo de pele, de preferência com ativos remineralizantes, e permaneça com o produto pelo tempo recomendado na embalagem. Após removê-la, aplique um hidratante em creme ou gel (de dia) ou um creme nutritivo (à noite). Use um creme de efeito tensor no contorno dos olhos e faça movimentos circulares, de dentro para fora, para suavizar as linhas.

O passo 1 deve ser repetido diariamente. Pela manhã, ao terminar, use um bloqueador solar com FPS 30. À noite, aplique um demaquilante antes do sabonete para retirar os resíduos de make. O esfoliante e a máscara podem ser utilizados uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo do tipo de pele.

Fonte: Corpo a Corpo