Só de ouvir a palavra clínica de estética, muita gente já associa o termo à vaidade e ao luxo. Apesar do senso comum, especialistas da área ressaltam que beleza e saúde têm muito mais relação um com o outro do que se imagina.

Os tratamentos estéticos podem aliviar as tensões que a correria do dia a dia, as horas no trânsito ou à frente do computador geram. Uma massagem relaxante pode aliviar as tensões e melhorar a circulação do sangue. Frescura? Nada disso, o objetivo deve ser encarar o processo como um momento relax do seu dia.

Alguns tratamentos também melhoram o movimento intestinal e facilitam a eliminação das toxinas que, entre outros perigos, influenciam no envelhecimento celular. Um procedimento bem simples e comum é a drenagem, por exemplo.

Os líquidos em excesso no corpo são encaminhados aos linfonodos por meio de uma massagem manual, imitando um processo que já acontece naturalmente no corpo, mas que é prejudicado por uma alimentação irregular, pelo estresse ou pelo pouco consumo de água. A técnica ainda melhora a defesa do corpo, pois atua principalmente sobre os gânglios linfáticos que são responsáveis pelas reações imunológicas.

Além disso a autoestima e os cuidados estéticos estão cada dia mais ligados, pois uma pele, cabelos e um corpo bonito são fatores que melhoram a autoestima, dessa forma quando falamos em autoestima relacionamos também autoimagem.
Autoestima é a avaliação que a pessoa efetua e geralmente mantém em relação a si própria, a qual implica um sentimento de valor, que engloba um componente predominantemente afetivo, expresso numa atitude de aprovação/desaprovação em relação a si mesma. Em outras palavras, autoestima é a soma da autoconfiança com o autorrespeito.

A autoconfiança passa a ser um reflexo de uma autoestima bem resolvida e evidenciada. Pessoas com a autoestima alta são mais confiantes em seus relacionamentos, vida pessoal, social e profissional. Ao mesmo tempo o autorrespeito é trabalhado e passa a ser respeitado pelos outras pessoas. Por este motivo tem se a preocupação não só pela parte estética, mas um conjunto de fatores que será melhorado.

Uma coisa é certa, estar em paz com o espelho faz qualquer pessoa se sentir mais disposta e confiante. Cuidar da imagem é mais do que uma questão de vaidade. Isso não é um luxo. Os tratamentos para a pele, por exemplo, aumentam a autoestima da mulher e faz com que ela se sinta melhor em uma apresentação de emprego ou diante dos outros. Mas o principal é fazer com que ela se sinta melhor consigo mesma.

Por: Dra. Viviane Cândida - CRBM 4411

Fonte: Blog Dra Viviane Cândida