A cor de nossos olhos, o tipo de pele, as rugas, as olheiras, as feições… todo nosso rosto fala sobre nós, nossa saúde, nosso estado emocional, nossa alimentação e nosso estilo de vida.

A pele

O tipo de pele em nosso rosto faz referência à alimentação, a qual deve conter ácidos graxos essenciais e receber hidratação suficiente (por meio da água e dos alimentos crus) para ficar nutrida. Pelo contrário, quando apresenta muita oleosidade e cravos significa que se está consumindo gordura em excesso e que essas não são saudáveis para nossa organismo.

A tensão facial

Quando a pessoa é muito exigente com ela mesma ou com os demais, essa tensão geralmente se manifesta também nos traços da face, os quais aparecem rígidos e em tensões na região da mandíbula, que em alguns casos podem ocasionar bruxismo, dores de cabeça e outros problemas de saúde.

A cor de nossos olhos - As cores se dividem em três:

-Azul: pessoas ativas, fisicamente resistentes, motivadas e sensíveis, com tendência a problemas no sistema nervoso.


-Castanho: pessoas que não costumam sofrer problemas de saúde até passados os trinta anos, quando podem surgir problemas respiratórios, alérgicos ou transtornos nos exames de rotina.
-Verde ou mistura de ambas cores: são uma combinação dos olhos azuis e castanhos e, portanto, podem reunir as características de uns e outros, segundo a cor é mais clara ou mais escura.

As olheiras


Muitas pessoas costumam ter olheiras habitualmente e isto, além de dar um aspecto cansado e envelhecido ao nosso rosto, podem ter um significado segundo a cor das olheiras:

-Cor amarela: quase sempre assinala o fígado e a vesícula, e neste caso significa que estes órgãos estão trabalhando acima de suas possibilidades.
-Cor escura ou preta: nos indicam que estão afetando os rins, a bexiga e os órgãos reprodutivos, fruto de algum antigo problema no sistema digestivo.
-Cor pálida ou cinza: faz referência também aos rins ou, em alguns casos, aos pulmões. Neste caso, algum destes órgãos não funciona corretamente por culpa de uma drenagem linfática incorreta. Em outros casos, poderia fazer referência ao sistema hormonal.

Pés de galinha

Os pés de galinha ou as rugas que aparecem nas laterais dos olhos também indicam que o fígado está debilitado, pelo que, se os apresentamos desde jovens é conveniente cuidar deste órgão com uma boa alimentação e considerar que as emoções negativas como a ira, por exemplo, também podem afetá-lo diretamente.

As pupilas

Já sabemos que as pupilas adaptam seu tamanho à luz do lugar onde estamos, porém quando observamos que estão maiores do que o normal, independentemente da iluminação, isto pode se dar em função de estados de estresse ou ainda a presença de parasitas intestinais. A parasitose é confirmada se também notamos coceiras na ponta do nariz, problemas intestinas ou digestivos, apetite alterado, ansiedade etc.

Bolsas debaixo dos olhos

As bolsas de água que aparecem debaixo dos olhos, que geralmente dão um aspecto de tristeza e esgotamento, nos estão dizendo que os órgãos digestivos e excretores estão congestionados. O corpo não está expulsando corretamente as substâncias tóxicas. Às vezes estas bolsas aparecem ao despertarmos, depois de termos jantado tarde ou em excesso, e podem desaparecer em algumas horas, mas de todas as maneiras é preciso observá-las para ajudar a depurar o organismo.

A ponta do nariz avermelhada

A ponta do nariz avermelhada faz referência ao coração que trabalha em excesso, pelo que, deveremos controlá-lo especialmente se temos antecedentes familiares com problemas cardíacos, cuidando da alimentação, realizando exercícios leves, controlando os exames de rotina, entre outros cuidados.

Fonte: Melhor com Saúde