A capacidade de um profissional do segmento estético em alcançar resultados favoráveis em seus procedimentos está intimamente ligada à sua relação com a Natureza. Seu poder está intimamente relacionado ao conhecimento que ele possui dos recursos por ela oferecidos para curar, hidratar, reconstituir, desintoxicar, revitalizar, equilibra ou qualquer outra ação que se proponha. As máscaras são poderosas auxiliares nos tratamentos estéticos. Elas reforçam e resolvem todo o tipo de problemas em poucos minutos, principalmente pelo poder e concentração de seus elementos, que funcionam como um verdadeiro tratamento de choque, simples, mas extremamente eficiente.

Ampliando o poder das argilas, os óleos essenciais integram uma sinergia perfeita que completa as ações dos minerais encontrados nas argilas. Os óleos essenciais são substâncias encontradas sob forma líquida ou sólida nas folhas, caules, frutos, raízes ou casca de vegetais, possuindo propriedades específicas que beneficiam a pele e complementam o tratamento. Para que o uso das máscaras de argilas seja potencializado, faz-se necessário o domínio de informações básicas sobre os produtos a serem utilizados e os procedimentos básicos que os acompanham:

O que é argila?

É um material natural, composto por partículas extremamente pequenas de silicato minimizado (ou silicato de alumínio), além de diversos oligoelementos, destacando entre os minerais encontrados, o silício - segundo elemento mais abundante na natureza. As diferentes fontes de extração produzem silicatos minimizados de diferentes tipos e concentrações. Como, por exemplo, o Titânio, Magnésio, Cobre, Zinco, Alumínio, Cálcio, Potássio, Níquel, Manganês, Lítio, Sódio, e Ferro. Porém, as diversas constituições das argilas não modificam suas principais atuações, promovendo a ação absorvente, cicatrizante e antisséptica. Os minerais encontrados nas argilas funcionam como potenciadores de determinados efeitos, conforme a sua concentração. Quando estes minerais estão em doses ínfimas, são chamados de oligoelementos, mas seu efeito remineralizante se faz notar mesmo nestas quantidades.

Quais são as argilas e suas diferentes composições?

-ARGILA VERDE: rica em silício e diversos oligoelementos. Desinfiltra o interstício celular, é esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea. Efeitos: desintoxicante e adstringente.
-ARGILA BRANCA: rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, a uniformização pela esfoliação suave e regula a queratinização. Efeito: revitalizador.
-ARGILA CINZA: rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Efeitos: anti-inflamatório e cicatrizante.
-ARGILA VERMELHA: rica em silício e ferro e oligoelementos. Regula a microcirculação cutânea, sendo recomendada para peles sensíveis, com couperose e avermelhadas. Efeitos: regulador e tensor.
-ARGILA AMARELA: rica em silício, alumínio e oligoelementos. Resulta em efeito tensor e ativador da circulação produzido pelo ferro, além do seu maior teor de potássio. Contribui para o equilíbrio iônico e hidratante do gel celular. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.
-ARGILA MARROM: Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.
-ARGILA PRETA: Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação,adstringente além de contribuir com a renovação celular. Efeitos: anti-inflamatório, cicatrizante, tensor e desintoxicante.

Como criar tratamentos faciais com argilas?

Você pode criar diversos tratamentos individualizados de argiloterapia, de acordo com o tipo de pele ou o problema estético. Mas não faça dessas sugestões seu único referencial. Experimente e crie novas combinações seguindo a tabela de indicações e sinergias como uma referência inicial. Depois é só procurar conhecer as propriedades dos óleos essenciais e aplicá-los conforme as indicações. É também muito importante observar o tipo de pele para que a escolha do carreador possa beneficiar a epiderme. Os carreadores podem ser emolientes, nutritivos e até hidratantes.

Os carreadores em gel atendem as peles oleosas ou acneicas. Já os que estão em forma de creme, são bastante recomendáveis que sejam formulados com óleo vegetal e não com óleo mineral, para que não dificulte a penetrabilidade dos óleos essenciais, além de evitar as formulações dos cosméticos que contenham perfumes, para não interferir na associação com óleos essenciais.

Qual a melhor máscara para cada caso?

São as máscaras hidratantes, à base de agentes emolientes e umectantes que atraem a água à superfície da epiderme tais com os óleos vegetais e essenciais. As máscaras faciais de argila, em argiloterapia, servem para limpar, nutrir, e revitalizar a pele, por meio da eliminação de toxinas, da micro esfoliação e do estímulo da circulação sanguínea local. Também podem acalmar e hidratar, dependendo dos ingredientes utilizados. No entanto, é importante que se utilize argila de boa procedência, dissolvida em água mineral ou destilada ou associada ao gel neutro.

Trabalhar com argilas no segmento estético pode parecer para muitos uma grande novidade, mas não podemos perder de vista que há registros milenares apontando o uso de máscaras de argila como prática terapêutica, podendo citar a civilização egípcia, que gerou grandes contribuições na área da Aromaterapia. Muito do que sabemos advém de um exercício de resgate dessa fantástica cultura.

Cabe a nós continuarmos estudando, pesquisando, divulgando e nos aprimorando cada vez mais, não nos satisfazendo com o que nos é dado "pronto". A partir do conhecimento adquirido, exercitar a intuição, integrando as experiências práticas, desenvolvendo estudos de casos e formatando novos protocolos. Assim, estaremos contribuindo para a evolução da Estética.

Fonte: Portal Educação