Fase bastante complicada para a maioria das mulheres, além das mudanças de humor, da insônia e do ganho significativo de peso, a menopausa também pode provocar mudanças na pele. De acordo com a dermatologista e diretora do CDE - Centro de Dermatologia e Estética, Cristine Carvalho, rugas mais profundas, inchaço e ressecamento da pele são apenas alguns dos problemas acentuados pelas mudanças hormonais durante esta etapa da vida. "Durante a menopausa, os hormônios femininos declinam rapidamente, levando ao envelhecimento acelerado da pele", explica a especialista.

Outro fator que favorece o envelhecimento da pele durante a menopausa é a diminuição nos níveis de colágeno e de elastina da pele, o que se traduz em flacidez e em rugas mais profundas. "A produção de ácido hialurônico, que tem a função de hidratar a pele, também diminui, causando ressecamento. E como a produção de testosterona aumenta, algumas mulheres podem, ainda, sofrer com acne e com o aparecimento de pelos faciais na menopausa", observa.

No entanto, o que todas as mulheres precisam saber é que os efeitos da menopausa não são uma sentença condenatória e podem ser atenuados, se cuidados com antecedência. "Por exemplo, iniciar um programa de cuidados com a pele, quando se está na casa dos trinta é o maior investimento que você pode fazer na sua pele. E com certeza, você vai parecer mais jovem aos 50 ou 60 anos", afirma Cristine.

Está entrando na menopausa e quer saber como cuidar melhor do seu rosto nessa fase? A dermatologista enumera algumas dicas para manter a aparência da pele mais jovem:

Flacidez - é o colágeno que promove a espessura, a elasticidade e a sustentação da pele, mas quando chegamos aos 25 anos, ele começa a se esgotar, num ritmo de um por cento a cada ano. À medida que as mulheres entram na menopausa, este ritmo fica mais acelerado e a pele pode perder 30% de seu colágeno em cinco anos, tornando-se mais fina e frouxa. "Cremes que contenham vitamina A - retinol - devem começar a ser usados a partir dos trinta anos, visando fortalecer a pele e estimular a produção de colágeno. Cremes para a pele contendo estrógenos de base vegetal - como extratos de soja e inhame - também pode ajudar a reequilibrar os níveis hormonais e estimular a produção de colágeno", ensina a médica.

Rugas profundas- a capacidade da pele de reparar e substituir o colágeno lesado por um novo colágeno diminui à medida que os níveis de estrogênio caem e essa é a principal causa das rugas acentuadas em áreas como testa, olhos e boca. "Assim, é preciso combater as rugas dinâmicas, que aparecem primeiro, na da casa dos trinta. A toxina botulínica pode ser empregada para fazer o relaxamento destes músculos faciais, inibindo a formação das rugas dinâmicas através da contração ou do movimento muscular. Os preenchimentos faciais, nesta etapa da vida, podem neutralizar o aparecimento de rugas mais profundas, mais tarde", explica Cristine Carvalho.

Já na menopausa, a toxina botulínica e os preenchimentos precisam ser associados a outros procedimentos, como lasers fracionados, luz intensa e peelings mais profundos, sempre visando a melhora do conjunto. "O laser fracionado é a opção terapêutica mais indicada para a redução de rugas nesta etapa da vida. A luz pulsada remove a camada superior e envelhecida da pele, resultando no aparecimento de novas células", afirma a dermatologista. A aplicação direta de cremes com potentes antioxidantes, além do uso de retinóides tópicos que ativam o metabolismo celular, também podem ajudar a defender a pele do envelhecimento acelerado. "E nunca é tarde demais para começar a usar um filtro solar de amplo espectro. Quando aplicado diariamente e reaplicado apropriadamente - a cada três horas - pode evitar que novos sinais de envelhecimento apareçam", lembra a médica.

Pelos no rosto - com a queda nos níveis de estrogênio durante a menopausa, o nível de dihidrotestosterona (DHT) - hormônio chave que controla o crescimento de pelos faciais - pode aumentar, o que aumenta a formação de pelos grossos no rosto, principalmente no queixo. "A depilação com cera pode remover os pelos pela raiz, deixando o rosto livre deles por pelo menos três semanas. Mas é importante lembrar que a depilação pode provocar manchas escuras ou até brancas no local da depilação. Para uma redução mais permanente de pelos faciais, o laser é o mais indicado. O processo de remoção de pelos das mulheres na menopausa leva mais tempo do que o habitual, devido à direção de crescimento dos pelos no queixo. É sempre importante agir rapidamente, porque se os pelos ficarem brancos, o laser não será capaz de tratá-los", alerta.

Acne - durante a menopausa as glândulas produtoras de oleosidade da pele podem ficar fora de controle, por isso, o usos do creme certo é muito importante. "Cremes contendo agentes antibacterianos, tais como peróxido de benzoíla, podem ajudar a combater a acne nesta etapa da vida. Na falta destes, cremes antibióticos e retinóides ou comprimidos podem ser prescritos. E para casos graves, um laser que emite uma luz amarela pode ser indicado para destruir as bactérias quer provocam o aparecimento da acne, diminuindo o processo inflamatório e aliviando o quadro clínico", diz a dermatologista Cristine Carvalho.

Por Paula Perdiz

Fonte: Vila Mulher