Durante o período gestacional, os cuidados com o corpo e a saúde têm de ser redobrados. Isso porque, nesta fase, a mulher apresenta muitas restrições quanto aos tipos de medicamentos dos quais pode fazer uso, o que torna o tratamento de uma simples irritação de pele, por exemplo, mais complexo e delicado.

Por conta disso, muitos procedimentos estéticos são proibidos durante a gravidez, enquanto outros são liberados com algumas restrições. A gestação é um momento de muitas mudanças físicas e psicológicas. A grávida pode e deve fazer tratamentos para melhorar sua estética, porém sempre com acompanhamento.

Tratamentos permitidos na gravidez

Limpeza de pele

Pode ser feita sem problema. De preferência com produtos hipoalergênicos.

Hidratação capilar

Não há restrições. O ideal, porém, é evitar a raiz, já que essa parte do cabelo tende a ficar mais oleosa durante a gestação por conta de alterações hormonais.

Tratamentos que requerem cautela na gravidez

Terapias intradérmicas ou mesoterapia

São realizadas a partir de injeções de substâncias para combater gorduras localizadas e celulites. Não devem ser usadas nem no pós-parto, caso a gestante esteja amamentando.

Uso de toxina botulínica

aplicação da toxina botulínica é utilizada para o rejuvenescimento através da paralisação dos músculos da face. A toxina é absorvida pela corrente sanguínea e, por isso, não é recomendada durante a gestação.

Depilação

A depilação com cera deve ser evitada no primeiro trimestre e, depois disso, é liberada, porém com algumas precauções. Deve-se ter muito cuidado por conta da chance de infecção ou inflamação, já que os riscos para a gestante são maiores. A depilação a laser não deve ser realizada, pois não existem estudos que comprovem que ela não faz mal para a gestante ou para o bebê.

Peeling

O ácido retinóico não deve ser utilizado, pois há risco de irritação da pele e de aparecimento de manchas. Também é proibido o peeling abrasivo. A gestante pode optar pelo peeling de cristal, com esfoliação leve da pele.

Drenagem linfática

Pode ser realizada a partir do 2º trimestre. A mulher tem de receber a autorização do médico e só deve fazer o procedimento com um terapeuta especializado em gestantes, pois a pressão exercida deve ser menos intensa do que na drenagem linfática comum.

Tratamento contra acne

Pode ser realizado com produtos formulados especificamente para gestante, que não contenham substâncias que possam provocar danos ao bebê.

Fonte: Bolsa de Mulher