Você já se olhou no espelho do banheiro antes de dormir e levou um susto ao perceber manchas escuras embaixo dos olhos? Elas aparecem em mulheres – e homens também – pelos mais diversos motivos. Além de ser característica genética, recorrente em orientais e árabes, também deve-se levar em consideração estresse, fadiga, desidratação, má circulação do sangue, problemas de rinite e sinusite, cigarro, álcool, vida noturna agitada e a espessura da pele nesta região, naturalmente fina.

Alimentos com alto índice glicêmico também podem influenciar, já que favorecem a glicação [processo que pode acarretar envelhecimento e complicações vasculares]. Dieta balanceada é essencial, inclusive existem nutricionistas que trabalham com foco em saúde da pele. E é normal que, ao envelhecer, a pálpebra afine ainda mais, evidenciando os vasos.

E agora?

Infelizmente não existe um tratamento milagroso para livrar o rosto das olheiras, mas alguns procedimentos podem ajudar. Primeiro, é recomendado consultar um especialista para que ele possa analisar o caso e prescrever produtos tópicos que tenham cafeína, vitaminas K ou C, retinol e algum despigmentante. Tudo com muito cuidado por se tratar de uma área delicada.

O melhor, no entanto, é o preenchimento com ácido hialurônico, que aumenta a densidade e traz mais água para a região, hidratando-a e melhorando bastante a coloração, além de estimular fibras de colágeno. A aplicação pode ser repetida a cada 8 ou 12 meses. É também indicado drenagem facial e a luz intensa pulsada com o equipamento M22, que atua contra a hemossiderina, justamente o pigmento provocador das olheiras.

Sabe aquela cena clássica do ritual de beleza com os pepinos nos olhos? Na verdade, não existe nenhuma comprovação científica de que o vegetal pode melhorar a aparência da pele. O que acontece é que o gelado contrai os vasos sanguíneos, deixando-os menos aparentes e amenizando o tom arroxeado. Uma dica é deixar a água termal dentro da geladeira e aplicá-la ao acordar com discos de algodão. Se nada disso funcionar, vale a pena fazer uma visita ao otorrino para verificar se o tom escuro é fruto de distúrbios respiratórios.

Remover a maquiagem antes de dormir deve se tornar um ritual de beleza diário, pois é durante a noite que a pele consegue se restaurar. Os olhos têm um forte sistema de reflexo que os protege ao mesmo tempo em que os mantêm longe de resíduos. No processo de limpeza, o fluido em excesso e as impurezas são expelidos por meio dos canais lacrimais, que podem provocar inflamações e, em última instância, olheiras e bolsas.E protetor solar é fundamental para evitar o envelhecimento precoce.

Fonte: Delas