Tomar sol sem se preocupar com o protetor solar, já pensou? E eliminar gordurinhas e celulites sem esforço? Uma pílula que deixa a pele mais jovem e cheia de viço parece um sonho? Pois é. Essas são algumas das maravilhas que os nutricosméticos tentam trazer para a realidade. Mas, como sabemos, nada é tão fácil assim

Longe de ser um milagre materializado, as pílulas e alimentos com ingredientes que ajudam a beleza são uma novidade no mercado e ainda levantam debates entre a comunidade científica. Não há estudo que comprove a total eficácia dos nutricosméticos, por isso, não podemos afirmar que seu uso tem grande influência na estética e na saúde do paciente.

A incerteza vale para produtos que prometem demais. Pílulas contra celulite, flacidez, rugas e manchas costumam trazer substâncias encontradas em uma dieta equilibrada, por isso não fazem mágica, mas podem ajudar, sim. Uma dieta balanceada fornece todos os princípios ativos dos nutricosméticos. Antioxidantes como vitamina C e E, betacaroteno, selênio e zinco podem ser ingeridos em boas quantidades em uma dieta balanceada. O nutricosmético pode ajudar a potencializar seus efeitos.

Mas há alguns nutricosméticos que têm eficácia garantida e considerável. As cápsulas de fotoproteção, por exemplo, ajudam muito quem se queima com facilidade no sol. Essas cápsulas contêm carotenóides, que auxiliam no bronzeado e aumentam a proteção da pele.

Mesmo que não tenham uma ação tão visível quanto desejaríamos, os nutricosméticos devem sempre ser consumidos com acompanhamento. A ingestão de cápsulas por conta própria pode levar a superdoses e a alergias. Como resultado, podem aparecer irritações na pele, descamações, diarreias e outros problemas dermatológicos e gastrointestinais. Normalmente, com a suspensão de seu uso, esses sintomas desaparecem.

Não se deve consumir mais de uma marca de nutricosmético ao mesmo tempo. Todo nutricosmético deve ser acompanhado de cremes tópicos, dieta balanceada e exercícios físicos, pois esses hábitos funcionam em conjunto e potencializam os resultados.

Exemplos:

VITAMINA A: Aumenta a imunidade, tem ação antioxidante, inibe a formação de comedões e atua no equilíbrio hormonal.

VITAMINA C: Antioxidante natural mais potente e menos tóxico, encontrado em concentrações altas em vários tecidos, inclusive na epiderme. Vital para o funcionamento das células, particularmente, durante a formação do colágeno. Melhora a cicatrização atua na síntese de colágeno e elastina.

VITAMINA B6: Atua no equilíbrio hormonal, previne queda capilar, tem sinergia com o zinco.[p]

VITAMINA E: É um dos antioxidantes mais eficazes, sendo lipossolúvel, protege as membranas celulares da ação oxidativa dos radicais livres. Ação anti-inflamatória. Tem ação sinérgica com o selênio.[/p]

MAGNÉSIO: Melhora função intestinal.

COBRE: Anti-inflamatório, fortalece o sistema imunológico, previne queda capilar.

CROMO: Controle da carga glicêmica, contribui para a redução de peso, aumentando a saciedade, estimulando a síntese proteica e o gasto energético.

SELÊNIO: Mineral com importante ação antioxidante, anti-age, protetor do DNA celular, reduz a morte celular, fortalece o sistema imunológico. Tem ação sinérgica com a Vitamina E.

ZINCO: Mantém as defesas corporais e o apetite. Participa na síntese de proteínas. O zinco também desempenha um papel importante na diferenciação celular e portanto eleva a atividade de cicatrização da pele. Possui propriedades antissépticas. Facilita a cicatrização de queimaduras, cirúrgicas e outras cicatrizes. Com ação protetora/anti-radicais livres. Controle da oleosidade excessiva. Previne a formação de linhas finas, melhora a superfície cutânea.

Fonte: Delas