A pele negra é naturalmente mais espessa e resistente. Além de uma maior quantidade de melanina ela é normalmente mais oleosa. Esses fatores contribuem para a proteção da pele ao longo dos anos, porém a pele negra está mais propensa ao aparecimento de cicatrizes, queloides e manchas brancas. Muitos procedimentos estéticos podem ser agressivos às primeiras camadas da pele, sensibilizando o tecido e provocando uma resposta inflamatória local que, em fototipos mais altos, pode levar a uma hiperpigmentação pós-inflamatória.

A hiperpigmentação é bem mais frequente em peles morenas e negras, gerando grande desconforto e sendo responsável por uma das queixas mais comuns em clínicas de estética. É extremamente importante destacar a classificação de peelings para os tipos de pele, pois cada etnia tem características próprias que influenciam diretamente nos tratamentos. A hiperpigmentação pós-inflamatória é um problema muito comum em fototipos altos.

A utilização de peelings químicos superficiais, com agentes despigmentantes associados ao uso de fotoproteção com amplo espectro para radiação ultravioleta (UVA/UVB), é o ideal, pois a falta da aplicação de um bom fotoprotetor e de uma adequada orientação pós-procedimento, pode levar a uma nova hiperpigmentação.

Mas para fazer esse tipo de procedimento é necessário uma avaliação precisa e ter bom senso, um dos ativos mais indicados para peeling em pele negra, é o Ácido mandélico, que é obtido do extrato de amêndoas amargas, é queratolítico e inibe a síntese de melanina. Além disso, podem ser empregados peelings enzimáticos ou esfoliação mecânica. São contraindicados todos os que contenham o Ácido glicólico, pois pode fotossensibilizar a pele e agravar o dano ao invés de tratá-lo em fototipos IV, V e VI.

Alguns peelings indicados para a o tratamento da pele negra

MANDEPEEL ( Peeling químico - Uso profissional): esse peeling é indicado para todos os fototipos, sua aplicação é segura, podendo ser utilizado até mesmo em gestantes. O Ácido Mandélico ( 10%) presente na fórmula possui uma ação queratolítica ou esfoliativa, pela capacidade de reduzir a coesão entre os corneócitos (camada mais externa da pele ), facilitando a descamação de células mortas, promovendo o turnover (estímulo da renovação da epiderme). A utilização desse ácido favorece um efeito uniforme, o que também minimiza os transtornos comuns da aplicação de AHA'S (alfa-hidroxi-ácidos) sobre a pele, sendo menos irritativo que os outros ácidos. Também é indicado nos tratamento de acne devido à sua ação complementar antisséptica e cicatrizante e nos tratamento de hiperpigmentação pela inibição da síntese da melanina.

PEELING (Gommage): esse peeling possui duplo efeito, tanto das partículas de polietileno sextavado quanto da sua base com efeito de gomagem durante a aplicação o esfoliante retira as células mortas do extrato córneo (superfície da pele), deixando-a limpa e macia. Ele é indicado para todos os tipos de pele, exceto as acneicas. Possui em sua formulação o extrato de Camomila, que desempenha uma ação emoliente, refrescante, antisséptica e suavizante.

VITA C ENZYME ( Enzimático): esse peeling é indicado para todos os tipos de pele, principalmente as com uma aparência cansada, opaca, sem brilho e perda de viço. Um produto versátil e seguro, que promove a renovação celular pela ação de enzimas proteolíticas, que possuem a vantagem de apresentar maior segurança e mínima irritabilidade à pele, sem os efeitos indesejáveis dos peelings químicos. O seu principio ativo o VC IP, é a Vitamina C pura e estável, que possui intensa ação antioxidante, propicia ação clareadora (previne e atenua manchas) e sequestra radicais livres, amenizando os danos causados pela radiação ultravioleta e retardando o envelhecimento intrínseco. Excelente coadjuvante nos tratamentos de envelhecimento e hipercromias por seu caráter extremamente antioxidante.

Fonte: Dicas de Beleza by Buona Vita