Encontrar os amigos e fazer festa, festa e mais festa, este é o foco do carnaval! Até aí, tudo bem, só alegria. O problema está nos abusos alimentares e no alto consumo de bebidas alcoólicas bem comuns neste período. Um dos fatores que influenciam o famoso "pé na jaca" é a preferência por comer fora de casa para não perder parte da festa. Colombinas, piratas, odaliscas e super homens, vejam como passar longe da ressaca e dos indesejáveis quilinhos a mais.

Faça do café da manhã sua refeição principal

Independente de onde você estiver hospedado, capriche na primeira refeição do dia. Afinal, esta é a "única" hora do dia que, com certeza, você estará perto de alimentos saudáveis. Invista em frutas, sucos naturais, pão ou cereal integral, queijo branco, iogurte light, vitamina ou salada de frutas e peito de peru. Podendo, vá ao supermercado e compre tudo com antecedência.

Capriche nas fibras ao longo do dia (frutas, verduras, legumes e cereais integrais).Elas garantem o bom funcionamento intestinal. Logo, ajuda na barriga retinha que você adora. Muitos pacientes relatam que o intestino trava nas viagens. Para não sofrer deste mal, inclua esses alimentos ricos em fibras no seu cardápio bem antes de sair de casa, evitando incômodos enquanto estiver na rua.

No restante do dia, evite comer sanduíches rápidos e salgadinhos prontos, pois têm muita gordura e podem tirar toda a sua energia nos dias restantes. Prefira massas com molho vermelho e saladas variadas, opte por sucos naturais ou água de côco. O objetivo é ajudar na reposição de vitaminas e minerais, já que não somos capazes de estocá-los. Outra importante dica é ir a restaurantes de boa procedência para não se arriscar a ter uma intoxicação alimentar.

Carnaval sem ressaca

Intercale as bebidas alcoólicas com água, muita água. Assim, você garante hidratação diária e evita o mal estar que a ressaca traz no dia seguinte. E, o mais importante: saiba o momento exato de parar de beber. Também descanse! Dormir bem repõe as energias e garante que você seja capaz de aguentar todos os dias de folia sem problemas.

Opções saudáveis e práticas para o carnaval

-Sanduíche de pão de centeio com requeijão e mel ou queijo magro com peito de peru;

-1 prato raso de macarrão sem molho e com requeijão light ou macarrão com molho vermelho,

-Duas batatas pequenas assadas com requeijão light, manjericão ou orégano;

-Frutas, sanduíches com frios magros, barra de cereais ou de granola;

-Saladas, uvas-passas, frutas secas que repõem as energias e são ricas em potássio, suco natural, picolés de frutas, salada de frutas, sorvete light (tipo yogoberry com frutas) são sempre bem-vindos;

-Para cada copo de bebida alcoólica, tome dois copos de água sem gás ou suco de frutas diluído em água.

Quando chegar em casa depois da folia

-Prepare o café da manhã do dia seguinte antes de ir se deitar. Assim você assegura que a primeira alimentação do dia seja a mais saudável possível mesmo acordando com pressa para sair de casa;

-Suco de fruta natural, iogurte com granola ou leite, pão integral e queijo branco podem estar no café da manhã mais básico;

-Prepare sua garrafinha de água para não esquecer de levá-la com você.

Lembre-se! Sair da rotina alimentar e de exercícios quer dizer indesejáveis quilinhos a mais.

Fonte: Vivo Mais Saudável