Saiba porque limpar, tonificar e hidratar é a rotina básica (e indispensável) para tratar do seu rosto.

Existe uma rotina simples de cuidados com o rosto que deve fazer parte do seu dia a dia. Limpar, tonificar e hidratar a pele, nessa sequência, é tudo o que precisa para desobstruir os poros, controlar a oleosidade, melhorar a textura e luminosidade da face, o que ajuda com o tempo a disfarçar os sinais da idade e até potencializar a ação do seu creme hidratante ou antissinais, isto por que quando a pele está corretamente higienizada, os ativos presentes nos cosméticos penetram melhor na pele, o que faz com que ajam com maior eficácia.

Veja abaixo os três passos básicos que você deve seguir duas vezes ao dia (manhã e noite) para ter uma pele mais saudável:

1- Limpe: Se a sua pele for normal ou seca, opte por uma loção ou um creme de limpeza que dispensa o uso de água. Aplique o produto com um algodão fazendo movimento circulares. Assim, você não retira tanto a oleosidade natural do rosto e evita o ressecamento.Se a sua pele for sensível, é melhor usar géis de limpeza sem sabão. Como ele não contém agentes detergentes, não modificam significadamente o pH natural da pele, sendo, portanto, menos agressivos. Já se a sua pele for oleosa, opte por sabonetes líquidos específicos para este tipo de pele e que ainda levem extratos naturais que controlam o sebo, como os de camomila, calêndula e erva-doce, são boas opções para remover a sujeira e a camada de gordura. Neste caso, também aconselha-se o uso de algum adstringente para completar a limpeza. IMPORTANTE: Sempre lave o rosto com água fria. EM peles secas, a água quente agrava o ressecamento e, em peles oleosas, pode provocar o efeito rebote.[/n]

2- Tonifique: A função do tônico é regular o pH da pele, que pode sofrer alterações por causa das agressões externas e até do sabonete. Alguns tipos ainda controlam a oleosidade e o brilho do rosto. Além disso, o tônico ajuda a remover qualquer impureza que tenha resistido à higiene facial, realizando uma limpeza ainda mais profunda. Dê preferência às versões sem álcool em sua composição, pois essa substância pode irritar e manchar a pele quando exposta ao sol ou ressecá-la demais. Procure também por produtos à base de extrato de florais ou botânicos, ingredientes que além de equilibrar o pH, refrescam a pele e reduzem os poros.

3- Hidrate: Com a pele limpa e fresca é hora da hidratação. Nesta etapa, dê preferência por hidratantes com ação anti-idade. Por conter textura fluida e alta concentração de ativos, o sérum costuma ser o mais indicado pelos dermatologistas. O ácido hialurônico fragmentado pode estar na fórmula como ingrediente principal, pois tem boa absorção, hidrata profundamente e deixa a pele com aspecto descansado. Ingredientes antioxidantes e clareadores de manchas vêm em seguida como boas opções. Para o dia, finalize o ritual aplicando um protetor ou bb cream com FPS 30, no mínimo.

Check-list noturno

1- Antes de limpar o rosto, não se esqueça de retirar a maquiagem com um demaquilante específico para o seu tipo de pele. Repita, então, os mesmos passos da rotina do dia.

2- Borrife água termal gelada após o tônico. Os agentes calmantes contidos nela ajudam a recuperar o tecido e preparar a pele para receber o creme noturno.

3- Essa é a hora de reparar a pele dos danos sofridos durante o dia. Produtos clareadores e regeneradores com ácidos glicólico, salicílico e retinoico, fotossensíveis, são os mais indicados.

Fonte: Fashion and Health