O laser, queridinho do momento, vem ganhando espaço nas cirurgias e nos procedimentos estéticos. Porém há muita confusão sobre aplicabilidade dele e sobre o que de fato é laser (será que tudo que brilha é um laser?). Ah! E lembrando que aqui vamos falar apenas dos lasers de alta frequência, ok?

Conceitos básicos: Ele é uma luz que possui um comprimento de onda específico e através disso sabemos onde ele pode ser absorvido, é isso mesmo, absorvido! Toda luz é absorvida no ambiente e principalmente em cores escuras. Se colocarmos no sol uma roupa preta e uma roupa branca, quem irá absorver mais a luz? A roupa escura. Pois as cores claras refletem a luz. Nesse raciocínio temos que lembrar que absorção da luz é dissipada em forma de calor, em resumo, a roupa preta estará bem quente. Gosto dessa analogia para explicar é utilizado o laser na estética.

Vamos lá, todo laser é uma luz, mas nem toda luz é laser. Lasers têm características próprias como o comprimento de onda (que é através dele que saberemos o poder de penetração do laser) para o seu alvo específico (que chamamos de cromóforo).

Laser Diodo é o laser mais comum utilizado na depilação progressiva permanente. Ele tem um comprimento de onda longo de 810nm e seu alvo é a melanina. Ele consegue acumular o calor na melanina do pelo com menos risco de acumular energia na melanina da pele e consequentemente cauterizar a matriz folicular facilitando a depilação. Mas é bom deixar claro que quanto mais melanina a pele possuir, ou seja, peles mais escuras, maior o risco de queimadura e é claro, maior tem que ser o cuidado e o conhecimento para que a luz emitida não se acumule na pele e leve a consequências graves.

Laser Nd Yag é o laser das telangiectasias (vasos finos que aparecem na face e no corpo) e que muito nos incomodam. Ele possui um comprimento de onda de 1064nm que consegue atingir maiores profundidades – seu alvo é a hemoglobina. Ele leva ao acúmulo de energia nesses pequenos vasinhos, cauterizando-os e induzindo o organismo a fagocitá-los, eliminando-os daquele local. É muito seguro em relação a peles mais escuras por não possuir como alvo a melanina, ele vem sendo utilizando também para depilação em pacientes com pele negra.

Laser Q-swi é um laser para remoção de tatuagem. Ele é um Nd Yag fracionado com comprimento de 1064nm emitido de forma fracionada – dessa forma ao ser aplicado sobre a tatuagem destrói o pigmento e fragmenta-o, assim o organismo induz a fagocitose até a completa remoção da tatuagem. Ele também vem sendo utilizado para tratamento de manchas na pele.

Laser CO2 Fracionado esse é o laser bam-bam-bam do rejuvenescimento facial. Com um comprimento de onde de 10600nm e tendo como alvo a molécula de água encontrada na derme, ele leva o acúmulo de energia nessas moléculas promovendo um aquecimento de até 100 graus, levando a uma vaporização da epiderme. Esse calor interno leva a uma remodelação das fibras de colágeno e elastina induzindo a neocolanogênese. Perfeito para quem precisa tratar rugas, linhas de expressão, manchas solares (que não sejam melasmas), estrias, cicatrizes de acne e de vários tipos.

Laser de Erbium é o laser para aqueles que não suportam muito bem o Laser Co2 Fracionado. Ele possui um comprimento de onda de 2900nm, e tem também como alvo a molécula de água da derme. Ele induz uma coagulação excessiva que promove a renovação da epiderme e o processo de neocolanogênese, porém por ser menos agressivo seu resultado também é limitado em relação ao CO2. Mas é uma excelente opção para aqueles que não se adaptam ao CO2.

Existem ainda outros lasers utilizados na estética, porém os mais usados e consagrados são os descritos até agora. Conheçam outros pequenos milagres em prol da beleza estética.

Luz Intensa Pulsada é uma luz (não é um laser) muito confundido no mercado da estética, porém por ser luz possui princípios e utilizações similares aos lasers, mas oferece duas características diferentes: a) possui um amplo espectro, ou seja, uma variação no comprimento de onda que pode ser 400 a 1200nm. Por isso ele possui mais de um alvo e é emitido em várias cores. Tratam manchas, rugas, telangiectasias e fazem a depilação progressiva permanente. No mercado existem várias marcas e modelos, isso causa uma falta de crédito e confiança pelo sortimento de equipamentos principalmente no mercado da depilação progressiva permanente. Como há uma variação absurda de preço e qualidade as pessoas acreditam que uma experiência negativa com determinado aparelho significa que todos os outros serão ruins.

O mercado da estética possui empresas maravilhosas, que são altamente competitivas e lançam aparelhos o tempo todo, então o que mais vale nesse mercado não é possuir um aparelho ‘X’ da marca ‘Y’ e sim o paciente escolher um profissional que esteja sempre atualizado e trabalhe com ética, responsabilidade e que preze pela qualidade acima de tudo. Apenas dessa forma é possível ter segurança e a convicção de que os profissionais irão fazer o melhor, usar ao máximo o potencial dos equipamentos e, é claro, aplicar o conhecimento técnico necessário.

Quando você busca um procedimento na área da estética, você não está escolhendo um aparelho e sim um profissional habilitado que irá cuidar e promover a sua saúde estética. Tome cuidado com locais que exploram a divulgação dos equipamentos e se esquecem de falar dos profissionais. Essa é a minha dica.

Fonte: Instituto Vida