A melanina, responsável pela pigmentação, é a principal diferença e a pele negra e a branca. Ela funciona como um protetor solar natural e, por isso, diminui a propensão aos tumores cutâneos e minimiza o fotoenvelhecimento. A pele negra também possui mais firmeza e elasticidade em comparação com a branca, porque os fibroblastos, elementos responsáveis pela produção de colágeno, são mais ativos.

Porém, todas essas 'vantagens' não minimizam os cuidados que a pele negra deve receber. Em pessoas com a pele negra é muito comum encontrarmos problemas como manchas, oleosidade excessiva – e, consequentemente, acne -, foliculite e até câncer de pele. Isto prova que ela necessita de cuidados sim e que muitos mitos precisam ser derrubados neste sentido.

Proteção solar para pele negra

O primeiro mito envolve a proteção solar que, ao contrário do que muitos pensam, é indispensável. A pele negra não fica avermelhada quando superexposta ao sol e por isso, não dá o alerta de que está sendo prejudicada, mas o uso de protetor solar é fundamental porque este tipo de pele tem predisposição à hiperpigmentação. Como a quantidade de melanina é maior na pele negra, ela precisa ser mais protegida que as outras, para não pigmentar demais.

A exposição solar sem a devida proteção aumenta o risco de câncer de pele. Para negras, a recomendação é de, no mínimo, um fator de proteção solar 30, que protege contra a degeneração do DNA das células e deve ser usado diariamente.

Envelhecimento e oleosidade na pele negra

Por ser mais resistente ao envelhecimento em função da atividade dos fibroblastos - elementos que são responsáveis pela produção de colágeno - a pele negra sofre com o excesso de oleosidade, que traz comedões e acne. Este quadro também resulta em manchas se não for tratado corretamente. É preciso higienizar o rosto duas vezes ao dia, preferencialmente com sabonetes líquidos, para evitar a formação de cravos e espinhas. Sobre o envelhecimento, é sempre melhor prevenir do que tratar. Usar produtos como um BB Cream, desde a juventude, por exemplo, é uma forma simples e eficaz de prevenção.

Foliculite e manchas na pele negra

A pele mais oleosa e a presença de pelos encaracolados fazem surgir pelos encravados e a foliculite – inflamação que pode até confundir-se com uma espinha. Para evitar o problema e as manchas que podem surgir em decorrência dele, a esfoliação semanal é uma boa opção.

A pele negra também é mais propensa a apresentar manchas, causadas principalmente por acne, queimaduras, procedimentos cirúrgicos ou estéticos. Por isso é preciso ter cuidado na hora dos tratamentos, que devem ser feitos com agentes menos agressivos, evitando que haja 'reação' da melanina, produzindo ainda mais manchas.

Hidratação para pele negra

Por ter a epiderme mais espessa, é mais resistente a agressões externas. Mas, por outro lado, essa proteção natural impede que a pele absorva satisfatoriamente os principais ativos dos hidratantes. Com isso, é comum que resseque e apresente manchas esbranquiçadas. É preciso reforçar a hidratação diária, especialmente nas regiões mais ressecadas. Banhos longos e excessivamente quentes não são recomendados, assim como o uso de buchas e outros esfoliantes que possam agredir a pele diariamente, causando maior ressecamento.

Fonte: Mulher