O que é hidrolipoclasia aspirativa ou HLPA?

A hidrolipoclasia é uma técnica utilizada para o tratamento da gordura em excesso, distribuída nas diversas áreas do corpo. Abdômen inferior e superior, cintura, região ao redor do umbigo (periumbilical), culotes, região infraglútea, costas, coxas, pernas, braços, embaixo do queixo (submento), e outras áreas podem ser submetidas.

O processo consiste na injeção de uma solução fisiológica com anestésico, bicarbonato de sódio e adrenalina na gordura, inchando a área tratada. As células de gordura (adipócitos) absorvem o líquido e aumentam de volume, facilitando seu rompimento. Esta "explosão" que acontece nos adipócitos é adquirida através do uso de ultrassom estético sob a pele, pois as ondas ultrassônicas promovem uma vibração que gera abertura na membrana das células de gordura, com consequente rompimento. Esta gordura fica mais dispersa e pronta para ser eliminada do corpo. Utiliza-se, então, microcânulas ligadas a um aspirador com grande poder de sucção, de modo a remover a gordura que foi desprendida.

Qual a quantidade de gordura aspirada?

A quantidade de gordura aspirada varia de paciente para paciente. De um modo geral, os pacientes diminuem aproximadamente 5 a 6 centímetros no abdômen, podendo eliminar de 7 a 8 centímetros nos culotes.

O procedimento deixa cicatrizes? Que tipo de sedação é utilizada?

Geralmente as cicatrizes são imperceptíveis e dependendo do local da incisão é quase inexistente. A anestesia é local e a solução injetada contém anestésico para que o paciente não sinta nenhuma dor durante o procedimento. É necessária a realização de alguns exames pré-operatórios.

Como é o pós-operatório?

Logo após a operação, o paciente pode voltar às suas atividades normais desde que não sejam forçadas. O ideal é retornar dois dias após o procedimento. Depois de três a cinco dias, o paciente pode fazer exercícios leves, sem carga, e após duas a três semanas, voltar ao seu ritmo normal de exercícios.

O paciente deve usar uma cinta modeladora imediatamente após o tratamento, por um período de três semanas. Deve fazer, pelo menos, dez sessões de drenagem linfática manual, associado ou não ao ultrassom, usar analgésicos em caso de dor e antibióticos profiláticos para prevenir infecções, evitar o sol sobre a área tratada por aproximadamente 30 dias, e usar filtro solar para evitar manchas.

Quais as vantagens dessa operação em relação à lipoaspiração tradicional?

Além de ter menor valor, não é necessária a internação hospitalar, anestesia geral ou bloqueio peridural, nem mesmo se afastar das atividades rotineiras.

Quais as contraindicações?

Pacientes que possuem diabetes, hipertensão, gestantes, e pessoas que estão muito acima do peso, pois não proporcionará o efeito desejado, isso porque, não se trata de um procedimento para o emagrecimento.

O que é hidrolipoclasia não aspirativa?

Procedimento também realizado por biomédicos estetas em que, primeiramente, é injetado soro fisiológico, anestésicos associados ou não a substâncias lipolíticas. Em uma segunda etapa, também é utilizado o ultrassom para intensificar a ruptura da membrana celular e mobilizar uma maior quantidade de gordura. A diferença é que não há aspiração após o ultrassom, o que exige um número maior de sessões.

Fonte: Portal Estéticas