Há mulheres que não arriscam usar uma saia mais curta com medo que elas apareçam. Há outras que testam as últimas novidades de tratamentos estéticos para disfarçar ou dar fim as 'indesejadas' estrias.

Mas mesmo este sendo um tema que incomoda homens e mulheres, ainda há muito que se esclarecer. Por exemplo, você sabe como as estrias se formam?" Elas surgem quando as fibras elásticas da pele se rompem. Quando a pele estica demais, há uma chance maior dessas fibras romperem e formarem as estrias", explica especialistas. Ou ainda que roupas muito apertadas podem contribuir para o aparecimento?

Está surpresa? Para esclarecer estes mitos, convidamos dermatologista e outros profissionais. Abaixo, você tem a resposta das dúvidas mais frequentes.

-As estrias podem ser totalmente eliminadas, através de dietas ou tratamentos?

Falso. A dieta não altera o aspecto da estria já formada. Existem vários tratamentos tanto tópicos quanto a laser com excelentes resultados para amenizar os efeitos da estria.

-As estrias mais recentes são mais fáceis de serem tratadas?

Verdadeiro. Nas estrias mais 'novas', a possibilidade de tratamento aumenta pois há um processo inflamatório, no qual os vasos estão mais dilatados e ainda não há atrofia das estrias tardias.

-Estrias escuras são mais fáceis de tratar?

Verdadeiro. As estrias violáceas, as mais escuras, são mais fáceis de tratar do que as esbranquiçadas.

-Algumas mulheres têm mais tendência ao aparecimento de estrias do que outras?

Verdadeiro. O fator genético é também uma das causas da formação das estrias.

-A ingestão de refrigerante ajuda no aparecimento das estrias?

Falso. O refrigerante, frituras e doces agem indiretamente para o aparecimento das estrias. Eles contribuem porque o paciente engorda

-As estrias podem aparecer em qualquer parte do corpo?

Falso. Nas mulheres, elas aparecem normalmente nas nádegas, abdômen e mamas. Já nos homens, no dorso, região lombossacra e parte externa das coxas.

Fonte: GNT