Ainda existe uma grande dúvida quanto a depilação progressiva definitiva. Podemos utilizar dois métodos: laser ou luz intensa pulsada (LIP). O primeiro item a esclarecer é que embora conhecidos como métodos definitivos para a eliminação de pelos, o termo ‘depilação definitiva’, na prática, está errado tanto para um método quanto para outro.

Na maioria das pacientes observamos uma redução de 80 a 90% dos pelos depois de 6 ou 8 sessões. Passada essa fase apenas uma sessão de manutenção a cada seis meses ou um ano é necessária – dependendo do caso e da técnica utilizada – mas será sempre necessário porque novos pelos podem nascer, porém os fios nunca mais serão grossos como antes. O organismo tem a capacidade de produzir novas raízes e bulbos que dão origem a novas hastes, que para serem eliminados precisarão de novas sessões, mas os 10 a 20% dos pelos que ficam se transformam em fios muito finos, como penugens.

Tipo de pelo e de pele mais adequado a cada método

Os pelos grisalhos, brancos, loiros e ruivos são muito resistentes ao tratamento de fotodepilação. A justificativa é simples: deve-se à total ausência de pigmentos escuros nestes tipos. Quanto maior o contraste entre a pele e o cabelo, melhor o resultado conseguido na remoção dos pelos. O laser, no geral, é eficaz em todos os tipos de pele, mesmo assim em alguns casos pode ser necessário um número maior de sessões se os pelos forem muito finos, claros demais ou se a pele for mais morena ou bronzeada.

A fotodepilação, por sua vez, não deve ser feita nas peles mulatas ou negras, pois existe o risco de provocar manchas irreversíveis. O procedimento também não pode ser realizado sobre a pele bronzeada. Os melhores resultados são obtidos em cabelos escuros e a pele branca. Nos tratamentos aplicados em peles sensíveis ou demasiadamente escuras, pode haver queimaduras e cicatrizes.

Duração dos resultados

Os resultados, tanto da depilação a laser quanto da fotodepilação são relativos e variáveis pois dependem da região do corpo em questão, do tipo de laser empregado, da produção de hormônios, da cor da pele e da cor dos pelos. Em média, o bloqueio do nascimento dos pelos retirado com laser pode durar de 3 a 5 anos. Já, a estimativa de duração para a fotodepilação é de um 1, em média, sendo necessário considerar diversos fatores subjetivos que tornam esse cálculo ainda mais variável.

Pele negra: prós e contras das duas técnicas

Quando se trata de peles negras, é preciso muita cautela, pois o laser e a luz pulsada têm afinidade pela melanina do pelo, isto é, fios escuros atraem a energia; porém, quando a pele também é escura há uma dificuldade no processo e isso potencializa o risco de queimaduras e cicatrizes.

A luz pulsada pode ser utilizada em peles morenas, mas não é recomendada para as negras. Já o laser de diodo é o método mais seguro para este tipo de pele. O laser torna-se mais seguro para as peles morenas ou negras devido ao comprimento de onda da luz pulsada. O laser é direcionado para a melanina da raiz do pelo e ajusta-se o pulso do disparo para pulso longo – assim é possível proteger a pele mais escura. Já a luz pulsada não oferece esse ajuste tão fino, além de atingir a melanina da pele e outros alvos como a hemoglobina também.

Fonte: Vida