O Ácido Salicílico é ácido sintético chamado de beta hidroxi utilizado amplamente em nas formulações cosméticas de baixa concentração e também na composição de peelings químicos de mais altas concentrações com ação muito superficial e superficial.

O Peeling de Ácido Salicilico é utilizado principalmente no controle da atividade da glândula sebácea, sendo muito útil para tratar pele oleosa ou com acne, além de ter uma função queratolítica, que leva a uma descamação da camada superficial da pele e promove a renovação celular.

Indicações

Sua principal indicação é para o tratamento da pele oleosa e acnéica, bem como no tratamento de sequelas de acne leve e poros dilatados ocasionados por esse tipo de pele. É indicado também para o tratamento de manchas superficiais leves.

Como funciona?

Preparação pré-peeling: O tratamento inicia dias antes do tratamento com a aplicação de cremes tópicos pré-peeling (cosmiatria) a base de ácidos indicados sob prescrição, a fim de otimizar os resultados do procedimento. Pode também ser combinado com peeling de cristal por microdermoabrasão ou peeling de diamante a fim de preparar a pele antes da aplicação do ácido.

Aplicação: A aplicação desse peeling pode ser de até 30% (profundidade superficial) e por se tratar de um peeling químico de alta concentração, sua aplicação é realizada apenas por profissionais. É iniciada por uma limpeza cuidadosa da região e então aplicada a solução química em pequenas áreas da pele por aproximadamente cerca de 5 a 10 minutos, conforme o caso, seguido de neutralização.

Pós Peeling: A pele fica avermelhada e sensível também e é possível que haja uma descamação da pele após o 2º dia prolongando-se até o 5º dia. Após o peeling é importante evitar a exposição excessiva ao sol e fazer uso de protetor solar com aplicações diárias de pelo menos 3 vezes ao dia, além de cremes tópicos pós-peeling (cosmiatria) indicada pelo profissional para a recuperação da pele.

Contra-indicações

Peles muito sensíveis, com ferimentos ou herpes ativo, gestantes e com alguma sensibilidade ao ácido acetilsalicílico.

Número de Sessões

A aplicações são recomendadas em média de 3 – 6 sessões, com intervalo médio de duas semanas para nova aplicação para atingir melhores resultados.

Fonte: Vitaclin