A pele envelhece e perde sua aparência jovem naturalmente no decorrer do tempo. Rugas aparecem ao redor dos olhos, finas linhas ao redor dos lábios e pequenas manchas na superfície das mãos. Enquanto alguns desses fatores são naturais e inevitáveis, muitos dos sinais visíveis do envelhecimento são causados pelo sol e podem ser evitados.

A pele é composta de três camadas: a epiderme, ou camada mais externa; a derme, ou camada média; e a subderme, ou camada interna. A derme contém colágeno, elastina e outras fibras que suportam a estrutura da pele. São esses elementos que dão à pele sua aparência suave e jovem e que são danificadas pela radiação ultravioleta (UV).

A radiação ultravioleta que afeta a pele é composta por dois tipos diferentes de ondas: raios UVA e UVB. Quando a radiação UV atinge a pele, as células da derme se agitam para produzir a melanina na epiderme. Este é o processo que provoca o bronzeado, ou seja, nada mais do que a sua pele reagindo numa tentativa de bloquear que a radiação penetre através da pele.

Os raios UVB são mais curtos que os raios UVA, e são o principal responsável pelas queimaduras solares na pele. Os raios UVA, com um comprimento de onda mais longo, são responsáveis por grande parte dos danos associados ao fotoenvelhecimento. Os raios UVA penetram profundamente na derme, danificando as fibras de colágeno. Este dano provoca o aumento anormal na produção de elastina. A quantidade incomum de elastina resulta na produção de enzimas denominadas metaloproteinases. Estas enzimas, encarregadas de reconstruir o colágeno danificado, muitas vezes devido a seu funcionamento anormal e a degradação do colágeno, resulta numa reconstrução incorreta da pele. À medida que este processo é repetido com a exposição diária aos raios UVA, a pele incorretamente reconstruída forma rugas, e a perda de colágeno resulta numa pele ressecada e enrugada.

A exposição repetida ao sol, também, pode causar o que comumente é chamado de manchas da idade ou manchas senis, e estão relacionadas com a exposição ao sol. Uma mancha senil é na verdade um lentigo solar ou melanose solar, uma área de pigmentação causada pela exposição ao sol. Melanoses solares podem ser encontradas nas mãos, braços, rosto e nas costas dos homens.

A melhor maneira de combater o fotoenvelhecimento é através da prevenção. A aplicação diária de protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 15 ou superior nas áreas vulneráveis não só ajudará a prevenir o fotoenvelhecimento, mas pode reverter alguns dos sinais já existentes. Diminuir sua exposição à radiação ultravioleta reduz seu risco de desenvolver câncer de pele ou lesões pré-cancerosas.

No entanto, para peles com lesões mais graves, existem muitos tipos diferentes de tratamentos disponíveis para reduzir os sinais de envelhecimento.

Fonte: Cuide bem da sua pele