A probabilidade que sua pele sofra uma queimadura ou fique bronzeada depende do seu tipo de pele e ao tempo e quantidade de exposição aos raios ultravioletas (UV). Os profissionais classificam os tipos de pele em 6 subgrupos, com base em como reagem aos raios UV. Estes subgrupos são denominados "fototipos de Fitzpatrick," em homenagem ao médico que os classificou. Pessoas com os tipos I e II se encontram em maior risco.

Tipo I

Pele clara com cabelos ruivos e loiros, olhos claros e sardas. Sempre queima; não bronzeia; é mais sensível à exposição solar. (Etnia do norte da Europa ou irlandês)

Tipo II

Pele clara. Queima facilmente, bronzeia minimamente.

Tipo III

Pele morena clara. Queima moderadamente, bronzeia gradualmente e uniformemente de cor marrom claro. A maioria dos caucasianos são tipo II ou tipo III.

Tipo IV

Pele morena moderada. Queima minimamente, sempre bronzeia profusamente de cor marrom médio. A maioria dos hispânicos, asiáticos e os do Oriente Médio são tipo IV ou tipo V.

Tipo V

Pele morena escura. Raramente queima, bronzeia profusamente de cor marrom escuro. (Pessoas com alguma herança étnica índia e africana são tipo V).

Tipo VI

Pele negra. Nunca queimam. São menos sensíveis à exposição aos raios UV. Herança étnica africana. No entanto todas as pessoas de todos os tipos de pele correm o risco de danificar a mesma pela exposição solar excessiva.

Fonte: Cuide bem da sua pele