A acne é um processo inflamatório causado por alterações hormonais que estimulam a produção das glândulas sebáceas (mais presentes no rosto). Com isso ocorre a formação de um ‘tampão’ propiciando o crescimento bacteriano.

Pesquisas norte-americanas confirmam que há uma associação entre o alto índice glicêmico e a acne. Além disso a gordura no organismo aumenta as chances de se gerar essa inflamação já que o colesterol está associado a hormônios esteroides pois eles são formados pelo mesmo!


Para evitar a acne o ideal é CUIDAR DA PELE diariamente, utilizando sabonetes neutros. Para os homens são necessários cuidados também no barbear – no caso de uso de lâminas é recomendável utilizar sabonete neutro e água morna antes de aplicar o creme de barbear.

Mas se a pele já estiver lesionada pela manipulação de espinhas o ideal é procurar um biomédico esteta ou um dermatologista para seja feita a avaliação facial e então definir o tratamento estético mais adequado. Em alguns casos recomendamos que o paciente também procure um endocrinologista e um nutricionista para que seja feita uma avaliação hormonal e nutricional – a combinação desses cuidados irá prolongar e manter a sua saúde estética.

Fonte: Instituto Vida Saúde Estética