A hidratação da pele é o mais importante dos cuidados que devemos ter com a pele. Quando saudável e hidratada, ela apresenta um aspecto brilhante e de plasticidade. Já uma pele desidratada perde suas propriedades biomecânicas, biológicas e, sobretudo estéticas, e o seu aspecto torna-se opaco, áspero, sem elasticidade e com tendência a descamação.

São os níveis de água na pele que permitem combater ou atrasar, a maioria dos processos fisiológicos que a enfraquecem: degradação do colágeno (provoca as rugas), diminuição da elastina (perda de elasticidade), da matriz da derme (perda de firmeza) e da regeneração celular (conduz ao aparecimento das manchas).

Normalmente em torno dos trinta anos a pele começa a mostrar os sinais do tempo, porque já houve um decréscimo nas proteínas que formam as fibras de colágeno e elastina, na estrutura e suporte da pele, a derme. A pele não consegue mais reter a umidade eficientemente e começa a perder elasticidade. O resultado é que a epiderme, ou a camada da superfície, se torna seca e desenvolve linhas finas e rugas. Por isso, é muito importante o uso de agentes hidratantes para compensar a perda da hidratação natural da pele. Mas é importante salientar que o hidratante adequado vai depender das características da pele de cada pessoa e o profissional que irá avaliar o tipo de pele e os produtos mais indicados para ela.

Fatores responsáveis pelo ressecamento da pele:

- Fatores climáticos, como o vento, o sol, frio intenso e o ar seco, favorecem a evaporação da água através da pele, diminuindo o seu grau de hidratação.

- Substâncias químicas, como sabões e detergentes, eliminam a gordura da pele, afetando o manto lipídico que ajuda a reter a umidade natural da pele, deixando-a desprotegida e favorecendo a desidratação.

- Com o processo de envelhecimento, o teor de água da pele diminui. Por isso, é comum que pessoas idosas apresentem a pele mais seca.

- Algumas doenças como dermatite atópica, psoríase e ictiose, provocam alterações na pele que modificam sua hidratação natural.

- As alterações provocadas pelo excesso de sol na pele, o fotoenvelhecimento, também favorecem a sua desidratação.

Cuidados que podem evitar o ressecamento da pele:

- Beber bastante líquidos, aproximadamente 2 litros por dia.

- Proteger a pele das agressões externas, evitando o sol em excesso e sem proteção solar.

- Nas áreas de pouca oleosidade, não deve-se utilizar sabonetes em demasia, bucha e água muito quente, para não diminuir ainda mais o manto lipídico.

-Caso sejam tomados mais de um banho por dia, os sabonetes devem ser usados no corpo todo apenas em um dos banhos. Nos outros, usar apenas nos locais de dobras de pele (virilha, axilas, etc.) ou de maior oleosidade.

- Evitar produtos que contenham álcool em sua fórmula, pois também podem ressecar a pele.

- Utilizar hidratantes logo após o banho, nas áreas que apresentem sinais de ressecamento.

Um teste legal para ver o grau de hidratação da sua pele é apertá-la com o polegar e o indicador formando um risco no meio da pele apertada. Segure por um instante e solte-a observando se este risco permanece. Se a resposta for um sim, cuidado, sua pele está com sede!

Fonte: Espaço Fisio&Forma