Se você pensa que botox é "coisa" para mulheres loucas que desejam lábios grandes sugiro que leia nossa matéria até o fim. A toxina botulínica, vulgo BOTOX (que é apenas uma marca de toxina e não nome verdadeiro), serve para paralisar a musculatura! Não preenche nada, nem dá volume aos lábios.

Após muito estudo, entenderam que a toxina impedia a contração MUSCULAR no local injetado, e começaram suas aplicações na medicina dessa incrível substância. Qualquer doença que pudesse se beneficiar do relaxamento MUSCULAR era tratado com toxina. Mais pra frente começou o uso em dores de cabeça crônica e enfim o uso estético. Impedindo que o "mensageiro das contrações" chegue ao músculo e cause sua contração, a toxina botulínica evita as RUGAS DINÂMICAS, que são causadas pela mímica facial, porém além dessas rugas temos aquelas rugas estáticas que aparecem mesmo com o rosto parado, relaxado ou imóvel. Essas surgem através da gravidade (ex. Bigode chinês), ou são uma evolução das rugas dinâmicas: os músculos contraindo por tantos anos, deformando a pele e dobrando sempre no mesmo lugar deixam uma marca eterna.

Essas podem ser evitadas com as aplicações preventivas ou mais precoces, antes que seja tarde demais. A dúvida é: mas começar as aplicações muito jovem não faz mal? Ele não deixa de agir? Vai precisar cada vez de mais doses? Existem muitos relatos de resistência a toxina botulínica pelo sistema imune, com aplicações muito frequentes e doses altas, a toxina deixa de agir. Como qualquer proteína que levamos ao corpo com muita frequência, é induzida a formação de anticorpos. Com a toxina botulínica é igual e dose dependente: quanto maior a dose, maior a chance de resistência.

Porém a ideia é prevenir rugas, e não paralisá-las para sempre! Por isso sugiro sempre doses pequenas para resultados naturais, apenas enfraquecendo o músculo e não paralisando por completo. Assim como doses mais espaçadas também, não é preciso – nem recomendo – fazer a cada 3 meses, deixe que todas as rugas voltem, espere um tempo (um ou dois meses pelo menos), para programar uma nova aplicação. Buscando um equilíbrio entre prevenir as rugas sem perder a eficácia por resistência.

Outra boa sugestão é usar sempre marcas consagradas, as mais conhecidas são BOTOX, DYSPORT e XEOMIN. Quanto a idade, não existe nenhum consenso, para algumas doenças da infância até crianças após 2 anos de idade já se beneficiam dos efeitos da toxina, mas para uso estético é muito variável conforme, genética, cuidados da pele, força MUSCULAR etc. Antes dos 20 anos nunca indiquei para nenhuma paciente, outras tem algum benefício com doses mínimas dos 23 aos 27 anos e geralmente após os 30 anos recomendo muito que fique atenta e repare na sua testa, e procure ver as rugas com rosto relaxado, se existirem você pode estar formando suas rugas estáticas! Aquelas que malham muito ou tem excesso de expressão tendem a ficarem marcadas mais precocemente.

Pra finalizar, é bom fazer um estudo da pele, uma mudança de cuidados e acompanhamento com os especialistas para saber se realmente chegou a hora. O importante é seguir o conselho das medicinas milenares, a prevenção é mais fácil do que o tratamento, e assim as rugas demorarão para chegar.

Fonte: FrangocomBatatadoce