Um dos momentos mais importantes no cuidado com a pele do rosto é o momento de lavá-lo. Ao lavar o rosto você contribui para que os poros sejam desobstruídos e a sujeira seja eliminada assim como as impurezas, dando vigor para a pele. Uma boa lavagem retira a maquiagem e remove o excesso de óleo.

A lavagem sinaliza o início do processo de cuidados com a pele é indicada para qualquer tipo de pele. A quantidade de vezes ao dia pode variar mas, ao menos, deve ser realizada na parte da manhã e ao anoitecer. Claro que se você estiver em contato com a poluição deve aumentar, pelo menos, uma vez essa quantidade lavando o rosto no meio do dia. Nesse caso, aproveite para renovar o filtro solar.

Mas, como sabemos, nem sempre a quantidade significa qualidade. Por isso, indicamos algumas dicas para você tornar mais eficaz esse ritual de beleza:

Mãos: Lave bem as mãos antes de começar a lavar o rosto. Vermes e sujeira das mãos podem comprometer a eficácia da lavagem do rosto.

Maquiagem: Retire a maquiagem com um produto específico antes de começar a lavar.

Massagem: Diferentemente de ouras partes do corpo, não há nenhuma camada entre a pele do rosto e os músculos da face. Então, aproveite a lavagem para massagear o rosto e fortalecer os músculos adiando, assim, os efeitos da gravidade e do passar dos anos. Além disso, fará uma drenagem nos vasos linfáticos e aumentará a circulação sanguínea.

Produtos: Escolha um sabonete adequado para o seu tipo de pele. Dê preferência aos líquidos, pois os sabonetes em barra podem ressecar a pele. Uma esponja apropriada ajuda a eliminar a sujeira.[p][p]Esfoliação: Aproveite a oportunidade para retirar as células mortas da pele com uma leve esfoliação.

Ritual: Comece de cima para baixo, nessa ordem: testa, nariz, bochechas e por fim o queixo e pescoço. Coloque nas suas mãos uma pequena quantidade de sabonete e espalhe entre as duas mãos. Massageie o sabonete na pele fazendo com movimentos suaves e circulares. Enxágue a pele com muita água e uma bucha vegetal para obter uma leve esfoliação. Termine borrifando água termal ou fria e seque bem com uma toalha macia e limpa.

Fonte: Espaço Fisio e Forma