Hidratar o cabelo em casa, quem nunca? Apesar de garantir resultados, os procedimentos caseiros nem sempre são tão efetivos quanto os profissionais. Para aprender e conquistar madeixas de celebridade, confira dicas de um cabeleireiro que conhece tudo sobre fios bem-cuidados.

Cabelo bonito todo dia

Especialista em colorimetria, identifica algumas características dos cabelos ressecados. "No cabelo natural, os sinais começam pelas pontas, que ficam duplas, e os fios, com volume excessivo. Os cabelos coloridos ou descoloridos podem apresentar os mesmos detalhes, além de desbotamento da cor e porosidade", comenta.

De acordo com o cabeleireiro, os cuidados básicos para manter as madeixas sempre bonitas envolvem cortes a cada dois meses. "Lavar os cabelos com água morna, usar produtos profissionais e específicos para cada necessidade, fazer uma hidratação profunda no salão mensalmente e cortes bimestrais fazem toda a diferença", indica.

Ter uma rotina saudável para os fios é uma das maneiras de garantir madeixas glamourosas. "Ensino sempre que a hidratação deve ser constante para alcançar resultado satisfatórios. Ou seja, você vai ao salão regularmente para as hidratações mais profundas, mas tem que ter um kit de tratamento em casa para dar continuidade nos resultados", salienta o especialista.

Hidratação de salão X caseira

A diferença está na composição química. "As moléculas dos tratamentos caseiros são gigantes, quando comparadas aos de produtos industrializados, chamadas de nanomoléculas. Enquanto as substâncias dos tratamentos caseiros necessitam de massagem constante, os cremes de uso profissional agem em minutos"

É possível hidratar o cabelo em casa. A qualidade dos cosméticos atuais está cada vez melhor e, com o uso correto, você consegue resultados satisfatórios. Porém, é preciso tomar alguns cuidados. Veja as dicas:

- Lave os cabelos com o shampoo de tratamento até que fiquem bem limpos

- Retire o excesso de água com o auxílio de uma toalha antes de aplicar a máscara de tratamento

- Espalhe a máscara apenas no comprimento e nas pontas

- Respeite o tempo de pausa de no mínimo oito minutos, conforme indicado na embalagem

- Use óleo essencial em vez de silicone para finalizar os cabelos.

Receita caseira para hidratar o cabelo

As soluções até existem, mas não são tão eficientes quanto os produtos de tratamento. As receitas caseiras - aquelas ensinadas pelas vovós - utilizam frutas e óleos encontrados em farmácias ou nos supermercados. Se você quer tentar hidratar o cabelo dessa maneira, confira uma sugestão.

Ingredientes:

- ½ abacate amassado (a fruta é rica em óleos essenciais)

- 3 colheres de mel (ele garante sedosidade)

- 2 colheres de azeite de oliva (o óleo contém propriedades antioxidantes).

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes em uma tigela. Aplique nos cabelos ainda molhados, deixando a raiz livre. Deixe agir por aproximadamente 20 minutos e enxague bem.

Fonte: Vivo Mais Saudável