Muitas pessoas treinam abdômen todo dia com o objetivo de ganhar "gomos’’ e secar. Diante desta percepção, achei importante abordar o tema, afinal quanto mais entendemos sobre nossa máquina, mais dá vontade de cuidar! O abdômen humano protege a maioria dos órgãos do sistema digestivo, é uma parte do tronco entre o tórax e a pelve, e não apresenta proteção óssea na sua parede anterior, a qual é, sobretudo muscular. Apenas a parte posterior tem estrutura óssea.

O abdômen compõe uma região a qual muito se fala na academia, o core, parte do nosso corpo composta por 29 pares de músculos que compõem a região lombar e pélvica. A região lombo-pélvico é um componente central do corpo, composta pela união de diferentes articulações, ligamentos e grupamentos musculares, tais como abdômen, transversos, glúteos, musculatura paravertebral, psoas, e posteriores de coxa. Está provado que pequenos estímulos nesta parede abdominal, e também paravertebrais já dão uma estabilidade na coluna lombar, requisito básico para começar a pensar em hipertrofia!

Com a região central do corpo desenvolvida (core), ou seja, coluna paravertebral forte e estabilização do tronco, forças serão geradas para as extremidades do corpo fazendo com que membros superiores e inferiores realizem seus movimentos com plenitude ao seu esporte favorito, evitando assim possíveis lesões.

Exercício abdominal reduz gordura localizada?

Então, um dos fatores que pode interferir nesta questão é o receptor. Receptores são importantíssimos, pois eles fazem a interação hormônio-receptor fazendo a ação hormonal, ou seja, controlam a atividade do tecido alvo. Portanto como somos todos diferentes, há números de receptores diferentes para nossos hormônios. Há gasto calórico sim, geral do corpo, mas há uma queima maior na quantidade de gordura onde houver maior quantidade de receptor do hormônio. Em algumas pessoas obesas, por exemplo, o número de receptores de insulina, que é um hormônio produzido pelo pâncreas, sobre células parece ser reduzido. E a insulina, meus caros, tem como uma das funções sintetizar a gordura. Isso significa que muitas vezes o sujeito se esforça na academia, na alimentação e mesmo em longo prazo os resultados não acontecem.

Acredito em um estilo de vida saudável para adquirir uma parede abdominal bonita, sem muita, ou pouca gordura aparente. Afinal, amigos, não basta só treinar, tem que se alimentar de forma equilibrada!

Tem a tribo chamada, pela expressão gringa, "dadbod", ou "corpo de pai", que come de tudo e treina, mas o equilíbrio, na minha opinião tem quer ser integrado, para que de fato seja eficiente. Isso é assunto muito sério, pois o acúmulo de gordura na região abdominal não envolve apenas questões estéticas e estruturais, o tecido adiposo, em grande quantidade, no interior da cavidade abdominal tem característica associada ao aumento da mortalidade. Sedentarismo mata minha gente, por isso convença agora seu amigo que diz que não tem tempo.

Posso treinar abdômen todo dia?

Pode! Mas vai correr risco de lesão e overtraining dependendo da intensidade. Concordo que abdômen é músculo, e precisa de repouso tanto quanto os outros músculos para gerar hipertrofia! É muito importante saber da limitação de cada um. Quem possui lombalgias e dores na região, deve primeiro saber a causa das dores, para depois saber se há movimentos contra-indicados para trabalhar essa área ou não.

Ou seja, basta encararmos nossos músculos abdominais como os outros músculos que performamos ou desejamos, e treinar progressão, reforço, construção, repouso, manutenção e suor, muito suor! Uma dica para avançados sem limitação de dor e/ou tempo, seria iniciar seus treinos pela região do core em dias alternados.

Iniciando por liberação miofascial, alongamentos e estímulos tais como: pranchas isométricas e séries múltiplas para estimular toda a região:

1- Ponte unilateral de frente para o solo: 2 x 30’’
2 -Extensão do tronco na bola suíça: 2 x 10
3 -Abdominal parcial no solo com carga: 3 x 15 a 12
4 -Abdominal diagonal alternado no bosu com cargas: 3 x 15 a 12 cada lado
5 -Abdominal inverso no banco inclinado : 3 x 10 + 30 segundos de airbike
6 -Abdominal na máquina: 3 x 15 a 12

Outra alternativa para a galera sem tempo ou até iniciantes seria inserir os exercícios de abdômen no meio da série, entre os intervalos dos exercícios dos demais músculos. Pergunte ao seu professor como, e bom treino!

Fonte: Frangocombatatadoce