Muitas mulheres sentem que envelheceram não só pela flacidez muscular do rosto, mas pelo aspecto da derme, que se mostra sem viço, com poros dilatados e vincos ao redor dos olhos e nariz. Como regra geral, um médico recomenda o início de um ritual de cuidados diários entre os 25 e 30 anos idade, quando a pele começa a perder colágeno e elastina. Pessoas de pele clara ou que tomam muito sol devem começar a pensar no assunto mais cedo.

Estima-se que 90% dos sinais associados ao envelhecimento, como rugas e flacidez, são causados pela exposição solar. A primeira recomendação para prevenir o envelhecimento do rosto é usar protetor solar diariamente, também no colo e nas mãos, áreas que ficam mais expostas. Esse hábito deve ser iniciado o quanto antes, pois os efeitos nocivos da radiação solar são cumulativos.

O processo de flacidez facial é acompanhado pelo surgimento de rugas, sulcos e depressões na pele, principalmente nas pálpebras, maçãs do rosto, queixo, pescoço e na área ao redor da boca. Em 70% dos casos os primeiros sinais aparecem a partir dos 35 anos. Vale lembrar que o estresse e o hábito de fumar podem antecipar seu surgimento, bem como predisposição genética.

A melhor maneira de prevenir esse processo é utilizando cosméticos enrijecedores das fibras musculares, capazes de tonificar a pele, deixando-a mais firme e revigorada. Para a flacidez facial, os produtos mais indicados são os que contêm DMAE em sua formulação. Segundo profissionais, esse componente restaura o tônus, melhorando progressivamente a aparência da pele, pois estimula a produção de colágeno, fortalecendo a estrutura da pele. O ideal é aplicá-lo apenas o suficiente e em pontos principais, como testa, maçãs do rosto, queixo e pescoço.

Agora, se você quer fortalecer o tônus muscular da região dos olhos, maçãs do rosto e lábios, experimente os exercícios faciais. A ginástica facial ajuda a desenvolver elasticidade, além de relaxar, aliviar a tensão, aumentar o metabolismo celular, a oxigenação e a circulação sanguínea, ativando a produção de colágeno, responsável por sustentar a pele. O importante é praticar no mínimo vinte minutos por dia e aliar a ginástica ao tratamento cosmético no rosto.

Faça os exercícios, se possível, sempre na frente de um espelho e em três sessões com quinze repetições de cada. Quando realizada logo pela manhã, a ginástica facial estimula o sistema linfático e ajuda a desinchar o rosto.

Papada e pescoço

Estique bem o pescoço e olhe para cima. Coloque a ponta da língua na parte mais alto do céu da boca e faça o máximo de pressão que conseguir. Na mesma posição, com pescoço esticado e olhar direcionado para cima, encoste agora a ponta da língua no ponto de encontro entre a gengiva e a parte de trás dos dentes da frente.

Maçãs do rosto e olhos

Olhando para frente, com o pescoço relaxado, arregale ao máximo o sorriso e os olhos ao mesmo tempo.

Bochechas e lábios

Faça biquinho de peixe, com bastante pressão, e esboce um beijo bem apertado e barulhento.

Região dos olhos e testa

Dê uma fechadinha de leve nos olhos, apertando a musculatura das pálpebras sem fechá-las completamente. Mais ou menos como fazem os míopes que se esforçam para enxergar. Agora, feche um olho, segure a pálpebra delicadamente com um dedo, e faça força com as sobrancelhas para tentar abri-lo.

Fonte: Minha vida