A pele que recobre as pálpebras é extremamente fina e delicada. As olheiras, inimigas da make perfeita, são causadas por predisposição genética e agravadas por fatores do dia a dia. O corretivo é uma saída para quem vive com as marquinhas. Mas será que há como tratar olheiras?

As diferenças entre cada uma delas: as olheiras roxas são causadas por excesso de vasos sanguíneos ao redor dos olhos, enquanto as acastanhadas ocorrem pela concentração excessiva do pigmento que da cor à pele.

Já as bolsas, outra reclamação das mulheres, ocorrem por inchaço ou por acúmulo de gordura na região. O aumento de volume, de acordo com especialistas, também pode deixar uma sombra escura. "Em alguns casos, a própria cavidade do globo ocular cria uma sombra, levando ao escurecimento abaixo dos olhos", diz.

Afinal, como tratar olheiras?

Não existe um tratamento universal, apenas opções para cada caso. Além disso, lembra que cada tipo de pele deve ser levado em consideração. "O grande desafio é que o tratamento precisa ser constante, de forma regular, e que muitas vezes precisamos de algumas semanas para ver os resultados", comenta.

Uma das formas mais cultuadas de tratar olheiras é o laser. Ele visa a destruir o pigmento que está localizado na pele ou no vaso sanguíneo. Entre os mais populares estão a Luz Intensa Pulsada, o laser de Erbium e o laser ND:Yag Q Switched. Em alguns casos, laser fracionado ou radiofrequência auxiliam na diminuição da sobra de pele.

Alguns hábitos podem ocasionar o aumento da circulação sanguínea e o inchaço ao redor dos olhos. O uso excessivo de bebidas alcóolicas, cigarro e café são alguns deles. Tensão pré-menstrual, noites mal dormidas e estresse também podem piorar as olheiras.

As compressas de chá de camomila gelado ajudam a diminuir as olheiras causadas por vasodilatação", afirma. Outra opção é a drenagem linfática. "Ela estimula a circulação sanguínea e linfática, sendo indicada para diminuição de bolsas causadas por retenção de líquido", finaliza.

Fonte: Vivomaissaudável