Durante vários anos, as pessoas são alertadas a evitar, ou pelo menos, limitar severamente a exposição ao sol, pois a radiação ultravioleta é a causa primária do câncer de pele e apesar de estarem informadas sobre a importância do uso do filtro solar, segundo pesquisa de hábitos e atitudes realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - ABIHPEC - os protetores solares têm índices de consumo no mercado brasileiro bastante baixos em relação ao seu público alvo, ficando em torno de 32%.

Os estudos mostram que câncer de pele, envelhecimento precoce da pele, eritema e enfraquecimento do sistema imunológico são alguns dos efeitos nocivos causados pela radiação UV, que podem ser amenizados com o uso de Filtro Solar.

Tipos de radiação

Raios infravermelhos - Responsáveis pela sensação de calor e desidratação da pele durante a exposição ao sol;

UVA - Bronzeiam superficialmente, porém, contribuem para o envelhecimento precoce da pele, induzido pela exposição solar prolongada. Os raios UVA também estão presentes nas câmaras de bronzeamento artificial, onde a quantidade emitida pode chegar a ser 10 vezes maior que a radiação proveniente do sol.

UVB - São consideradas mais lesivas que as radiações UVA. Em excesso, causam eritema (queimadura solar), envelhecimento precoce e câncer de pele, atingindo, principalmente, pessoas de pele clara. Por outro lado, pequenas doses diárias deste tipo de radiação são fundamentais para a síntese de vitamina D no organismo.

UVC - São absorvidas pelas camadas mais altas da atmosfera e estratosfera e, raramente, atingem a superfície terrestre. São bastante prejudiciais, não estimulam o bronzeamento e causam queimaduras solares e câncer.

FPS

O FPS é a sigla de Fator de Proteção Solar, que por sua vez determina a eficácia dos filtros solares e a proteção que eles oferecem.

O Fator de proteção solar representa a capacidade de um protetor solar retardar o eritema de pele (vermelhidão na pele) induzido pelo sol. O FPS é definido tecnicamente como o nível de exposição solar necessário para produzir a dose mínima de eritema dividido pela quantidade de energia necessária para produzir o mesmo eritema na pele não protegida.

Quanto maior o fator de proteção solar, menor serão os danos causados pelas radiações provenientes do sol e consequentemente maior será a proteção oferecida pelo protetor solar, além disso, o FPS indica o tempo de exposição ao sol usando o filtro solar e o tempo necessário para a reaplicação.

O FPS tem indicações específicas para cada tipo de pele, quantidade e frequência de aplicação e para tipos de atividades exercidas pelo usuário.

Tipos de filtro solar

Filtros Físicos ou Inorgânicos

São partículas capazes de refletir ou dispersar a radiação incidente. Seus principais ativos são o óxido de zinco e o dióxido de titânio. As principais características dos filtros inorgânicos são sua baixa permeação cutânea e sua elevada capacidade de manter, mesmo após longos períodos de radiação solar, sua capacidade protetora.

Os protetores físicos costumam ter menos ingredientes nocivos que os protetores químicos, sendo indicados especialmente para crianças e pessoas alérgicas.

Filtros Químicos ou Orgânicos

Os filtros químicos ou orgânicos possuem moléculas que absorvem a radiação ultravioleta e promovem sua degradação, para que fique menos nociva para a pele.

Os protetores químicos são os mais usados, pois costumam ser facilmente absorvidos pela pele, além de possuírem geralmente fatores de proteção mais altos, apesar desses benefícios, são compostos por muitas substâncias que podem causar alergia ou serem nocivas para a pele.

Alguns exemplos de princípios ativos de filtros químicos:

Homosalate, Avobenzona, Octisalate.

Formas Cosméticas

Existem diversas formas cosméticas de filtro solar, em gel, spray, creme, gel creme, pó, loção, etc e que têm o mesmo princípio ativo, mas podem ter vantagens dependendo do tipo de pele. Os filtros em creme são indicados para quem tem pele ressecada, pois ajudam a hidratar ao mesmo tempo que protege. Também existem cremes com a opção oil free ( livre de óleo), indicado para peles oleosas, assim como em gel, pois não deixam o aspecto pegajoso nem a superfície cutânea gordurosa e brilhante. A opção spray serve para economizar tempo de aplicação, muito mais prática que loções, cremes e texturas de gel, utilizado normalmente no corpo. Os protetores em pó, são associados a maquiagem como base, por exemplo. É muito importante verificar se o filtro é para rosto ou corpo, os de corpo normalmente são mais oleosos.

Dicas para aproveitar o sol

Durante o verão, é importante tomar certos cuidados na hora de se expor ao sol, para evitar alergias, queimaduras, insolação, envelhecimento precoce e, principalmente, câncer de pele.

• Preferência para horários em que seja menor a intensidade dos raios solares para se expor ao sol. Não é recomendável a exposição ao sol entre 10 e 16 horas;

• Não é aconselhável permanecer por longos períodos na mesma posição. O ideal é mudar de posição frequentemente;

• Tomar sol moderadamente para que o efeito das radiações solares seja benéfico;

• Áreas sensíveis como rosto, lábios, orelhas, pés e cabeça, principalmente os calvos, necessitam de um cuidado maior.
• Durante a exposição solar, não é aconselhável a utilização de produtos como perfumes ou outros produtos não específicos;

• Alguns produtos de uso diário, como batom e maquiagens, possuem proteção solar;

• Optar por guarda-sol de algodão e de cor clara. A cor escura absorve radiação e calor;

• O mormaço também ocasiona queimaduras. A brisa, por oferecer uma sensação refrescante, pode levar a pessoa a esquecer os efeitos nocivos do sol;

• A eficiência de um protetor solar está relacionada diretamente a sua utilização correta, ou seja, o usuário deve estar atento às instruções da embalagem quanto ao tempo de reaplicação do produto, levando em consideração fatores como a transpiração e o contato direto da pele com qualquer superfície que propicie a remoção do produto.

Fonte: Mundo Estética