As argilas são consideradas os "produtos cosméticos" mais antigos utilizados na finalidade de proporcionar a beleza e bem estar. Os minerais encontrados nas argilas potencializam alguns efeitos de acordo com a sua concentração. As argilas são constituídas basicamente por partículas cristalinas micrométricas de minerais (Oligoelementos), como os silicatos de alumínio hidratado, componente mais abundante em todos os tipos de argila. Podem estar presentes também outros elementos como, magnésio, ferro, cálcio, sódio, potássio entre outros.

Atualmente as argilas são utilizadas em estéticas, spas, salões de cabeleireiros, em aplicações clínicas e farmacêuticas; e cada argila tem diferentes formas de uso. As argilas são ricas em minerais, que em contato com a pele fazem troca de eletrólitos. Os tipos de argilas vêm da decomposição de milhões de anos das rochas feldspáticas e rochas sedimentares, muito abundantes na crosta terrestre, essas rochas formam a caulinita que é o material básico das argilas, e são divididas em duas categorias: as primárias e as secundárias, ou sedimentos.

As argilas aplicadas na pele são cicatrizantes, estimulantes, absorventes e esfoliantes. As cores das argilas determinam o seu componente e sendo assim a sua finalidade para uso e seu mecanismo de ação, isso se dá pela maior ou menor quantidade de minerais específicos ou os materiais orgânicos encontrados na sua composição.

A argila pode ter várias formas de aplicação e há registros de que na antiguidade, os egípcios e os gregos faziam tratamentos de beleza para desintoxicação e terapia usando máscaras de argila. Hoje em dia a argila é extraída de jazidas a céu aberto e nas indústrias são retirados os compostos indesejáveis; depois disto é selecionada e ocorre a verificação de presença de fungos, leveduras e bactérias e em seguida ocorre a secagem.

Tipos de argila

Branca (Caulim)

Composição Mineralógica: Quartzo e Caolinita

Oligoelemento: Alumínio, Silício

Efeitos na Pele: Facilita a circulação sanguínea.

Uso na Estética: Revitalizante, Clareadora.

Verde ou Acinzentada (Montmorilonita)

Composição Mineralógica: Quartzo, Esmectita, Illita e Caolinita.

Oligoelemento: Óxido de ferro, Silício, Zinco.

Efeitos na Pele: Desinfiltra o interstício celular.

Uso no Estética: Desintoxicante, Adstringente e cicatrizante, para pele acneica e celulite.

Rosa

Composição Mineralógica: Quartzo, Esmectita, Illita e Caolinita.

Oligoelemento: Alumínio.

Efeitos na Pele: Facilita a circulação sanguínea, regula a microcirculação.

Uso na Estética: Calmante, Peles secas e sensíveis, Purificante.

Preta

Composição Mineralógica: Montmorilonita, Calolinita e Mica.

Oligoelemento: Silício, Alumínio, Titânio.

Efeitos na Pele: Ativador da circulação, além de contribuir com a renovação celular.

Uso na Estética: Anti-inflamatório e Desintoxicante.

Roxa

Composição Mineralógica: Montmorilonita, Calolinita e Mica.

Oligoelemento: Magnésio.

Efeitos na Pele: Estimulante da síntese do colágeno.

Uso na Estética: Efeito tensor e nutritiva, Desintoxicante.

Amarela

Composição Mineralógica: Montmorilonita.

Oligoelemento: Silício e Potássio.

Efeitos na Pele: Nutrição e reconstituição.

Uso na Estética: Purificante.

A argila possui 3 propriedades essenciais para o sucesso nos tratamentos estéticos:

Absorção: quando misturadas com água tornam-se maleáveis, sendo eficazes para tratar inflamações e retenções de liquido.

Liberação: facilidade de liberar minerais.

Adsorção:poder de fixação de partículas tornando-se muito úteis na fixação de toxinas presentes no organismo para posterior eliminação das mesmas.

Aplicação

As argilas em pó podem ser preparadas misturando com água até virar uma pasta. Aplicar na região e deixar por 10 minutos. Pode ser potencializada óleo essencial. Muito utilizada em procedimentos faciais, corporais e tratamentos capilares.

Fonte: Mundo Estética