A espinha interna pode causar ainda mais desconforto do que a acne normal. Descubra as causas desse problema e os tipos de tratamento que você pode fazer em casa para combatê-lo.

Causas da espinha interna

Além de ficar por baixo da pele, a espinha interna é ainda mais dolorida do que a espinha externa. Ela é causada pela inflamação das glândulas sebáceas e se espremidas podem gerar um incômodo ainda maior. Segundo especialistas, a acne pode ter origem de uma lesão interna endurecida e mais profunda, ficando inflamada e com sebo dentro.

É interessante saber que elas se formam por causa da grande produção das glândulas sebáceas. Isso pode ser provocado pela ação dos hormônios andrógenos, no caso das mulheres, e pela testosterona, quando se trata dos homens, ou ainda pode ser causada pelas bactérias que ficam na parte interna da pele em torno dos pelos, os chamados folículos pilosos.

Tratamentos

O mais indicado é procurar um profissional dermatologista para que ele identifique o problema e recomende remédios que possam tratar do problema. Além disso, você pode tomar alguns cuidados para ajudar no processo para secar a espinha interna e evitar que ela cause maior desconforto.

Entre as principais dicas, estão a limpeza da área que está a acne com um sabonete antisséptico 3 vezes por dia, removendo assim as impurezas da pele. Depois, use um hidratante com fator de proteção solar, para que os raios ultravioleta não deixem a pele marcada na região. Você ainda pode aplicar um creme para acne de sua preferência antes de dormir. E por último, evite o uso de maquiagem e outros produtos cosméticos no local afetado.

A alimentação também é muito importante para prevenir a espinha interna. Evite a ingestão de alimentos com grande quantidade de gorduras e açúcares, pois eles aumentam a produção das glândulas sebáceas.

Como tirar espinha interna em casa

Como a espinha interna tem uma estrutura mais complexa, ela demora bastante tempo para sair e chegar até a superfície da pele. Por isso, não é indicado que você tente espremer ela, até porque não terá resultado em tirar e ainda pode acabar se machucando ou deixando o rosto marcado. Não se deve mexer em nenhum tipo de espinha, pois ela pode inflamar e deixar um aspecto feio, além de demorar mais tempo para sair.

Uma dica prática contra a espinha interna e que você pode fazer em casa é usar o chá preto. O método já foi testado e funciona mesmo, basta aplicar uma compressa do chá morno sobre a espinha e deixar agir por cerca de 20 minutos, 2 vezes por dia. As propriedades contidas no chá preto vão aliviar a inflamação e fazer com que a espinha murche, sem agredir a sua pele.

Outro tratamento caseiro que você pode fazer é a aplicação de gotas de óleo essencial de Tea Tree, mais conhecido como Malaleuca. Coloque o produto natural sobre a região da espinha de 3 a 4 vezes por dia, até que ela suma completamente.

Fonte: Vivomaissaudavel