Quatro em cada dez brasileiras dizem ter pele oleosa, segundo uma pesquisa de 2010 da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Se quiser tirar a prova de que você está fora desse grupo (tomara!), corra para o espelho e dê uma boa olhada no seu rosto. Ele está brilhante, com cravinhos, poros dilatados, aspecto engordurado? Xiii... Mas, calma, porque o problema tem controle, inclusive nestes dias quentes e úmidos. A saber: o calor estimula as glândulas sebáceas a trabalhar além da conta. "Para ter uma ideia, a elevação de um grau na temperatura faz com que a oleosidade da pele aumente em torno de 10%. Quanto à umidade do ar, ela não só estimula a transpiração, o que favorece a proliferação da bactéria causadora da acne, como faz os poros dilatarem e entupirem com o maior acúmulo de sebo, abrindo, assim, as portas para o aparecimento de cravos e espinhas", explica o especialista.



De caso pensado


O primeiro cuidado com a pele oleosa tem a ver com a mais tentadora das atitudes: lavar o rosto várias vezes ao dia. "Três é o limite, sendo uma pela manhã, outra à tarde e a última à noite. Caso contrário, a pele se sente ameaçada pelo ressecamento e, para evitar que isso aconteça, manda uma mensagem para suas glândulas sebáceas trabalharem a todo vapor". É dela também a recomendação de não exagerar na maquiagem e não ir para a cama sem retirá-la muito bem. "Dessa forma, você reduz significativamente o risco de entupir os poros e sofrer com cravos e espinhas", completa a médica, que recomenda ainda fugir dos demaquilantes oleosos.


Xeque-mate na oleosidade


Vale lembrar que por trás da hiperatividade das glândulas sebáceas podem estar a genética, o stress, a idade (leia-se puberdade), a poluição, o uso inadequado de cosméticos e as alterações hormonais, caso de quem tem ovário policístico, por exemplo. Por isso, se você seguiu todas as nossas recomendações, usou direitinho os cosméticos indicados e mesmo assim seu rosto continua brilhando, o ideal é procurar um especialista em saúde estética. Além de descobrir qual é o seu problema, e confirmá-lo com exames laboratoriais, é bem provável que o especialista indique medicamentos ou tratamentos de consultório, como peeling de ácido salicílico ou mandélico, laser genesis, infravermelho NIR, luz azul de LED ou vermelha multiwaves. "Os quatro últimos podem ser feitos até no alto verão para reduzir a oleosidade, fechar os poros e combater a acne".

Fonte: MdeMulher