Os olhos são o nosso primeiro contato social, por isso é importante cuidar da pele, do rosto, mas as mãos são responsáveis pelo nosso primeiro toque. É através delas que pela primeira vez transmitimos calor, pulsação, para outras pessoas. E muitas vezes é ela que acaba sendo esquecida nos tratamentos e como "vingança" é ela a primeira a denunciar aquele "segredo" que queremos guardar.

O preenchimento das mãos é uma técnica muito interessante para o rejuvenescimento das mãos. De forma muito rápida, você pode tratar as mãos envelhecidas e flácidas.

O envelhecimento das mãos

As mãos sofrem bastante com o envelhecimento, pois perdem tecido conjuntivo e colágeno, deixando a pele mais flácida. Também está muito exposta ao sol o que leva ao surgimento de muitas manchas.

O que é preenchimento das mãos

Preenchimento é uma técnica onde o profissional aplica um produto específico sob a pele, em rugas e depressões, devolvendo o volume perdido e diminuindo os sulcos e depressões.O principal objetivo é restaurar o contorno e volume da região tratada, devolvendo a beleza para as mãos.

Substâncias utilizadas para o preenchimento das mãos

Preenchedores: São substâncias que promovem o preenchimento, aumento de volume no local aplicado.

PMMA (polimetilmetacrilato, metacril ®): ao ser aplicado, ocorre uma reação micro-inflamatório que envolve as partículas do polímero e promove a formação de um tecido que o envolve e o mantém no local.

O PMMA é muito utilizado na Bioplastia.

Atualmente o PMMA vem sendo menos utilizado devido ao maior risco de formação de nódulos e granulomas.

Preenchimento com ácido hialurônico: é uma substância presente naturalmente em nossa pele, mas que diminui, junto com as fibras de colágeno, ao envelhecer, levando à formação de rugas, sulcos e depressão da pele. O preenchedor utiliza um ácido hialurônico sintético, idêntico ao da pele, que irá substituir essa perda de volume e melhorando o aspecto e luminosidade da pele.

Indutores da formação de colágeno / Estimulação do colágeno: essas substâncias são injetadas na pele e estimulam o próprio organismo a formar novas fibras de colágeno, promovendo uma grande melhora da flacidez da pele e também promovendo o preenchimento de rugas e sulcos do rosto. Como as fibras formadas, serão novamente degradadas com o tempo, essa é uma técnica temporária.

Sculptra(Ácido polilático)

Radiesse(Hidroxiapatita de cálcio)

Como é feito o preenchimento?

Antes do procedimento o paciente deve ser orientado sobre a técnica utilizada, sobre as queixas que possui e suas expectativas. Receberá orientação sobre o material utilizado (PMMA, ácido hialurônico, radiesse, sculptra, etc).

Para iniciar, aplicamos primeiramente um anestésico tópico, para diminuir a sensibilidade à penetração da agulha que, dessa forma costuma ser um processo rápido e indolor.

Para injetar o material do preenchimento, utilizo microcrânulas em diferentes camadas da pele, o ácido hialurônico (Restylane, Teosial, Juvederm) ou outro material, é injetado na derme, mais superficial. O radiesse e o sculptra, são injetados um pouco mais abaixo. E por fim no processo de Bioplastia o PMMA é injetado, nas camadas mais profundas da pele.

O preenchimento nas mãos pode devolver o volume para elas e disfarçar essas veias e tendões. O tratamento para preenchimento nas mãos é pontual e realizado com anestesia local. O paciente pode voltar às suas atividades logo após a realização do procedimento, devendo apenas usar uma luva por alguns dias e evitar trabalhos manuais pesados.

Quanto tempo dura o efeito?

O tempo de duração dependerá do local preenchido e do material utilizado, podendo durar de 1,5 a 2 anos, de acordo com alguns fatores que o seu profissional poderá orientar. Alguns estudos mostram que aplicações sucessivas tendem a melhorar os efeitos dos preenchedores.

Como a pele fica depois do preenchimento?

No local tratado a pele poderá ficar um pouco avermelhada. Ocasionalmente, caso se atinja algum vaso podem ocorrer pequenos hematomas que regridem em pouco tempo.

O procedimento é doloroso?

Embora a sensibilidade varie de acordo com cada pessoa, normalmente o preenchimento das mãos não é doloroso. Anestésico tópico é utilizado para diminuir a sensibilidade à puntura da agulha.

Quais cuidados tomar depois de realizar o procedimento?

São poucos e a maioria das pessoas pode retornar às suas atividades normais, inclusive trabalhar, logo após o procedimento. Não existe down-time.

Evitar exercícios e atividades vigorosas no dia da aplicação.
Caso haja hematoma deve-se evitar o sol.
Usar filtro solar regularmente.

Quem pode fazer o preenchimento?

Qualquer pessoa, a princípio pode fazer o preenchimento, desde que esse processo seja o mais indicado para a queixa do paciente e realizado por um profissional especializado.

Existe alguma restrição de idade para poder fazer procedimento?

Não. O preenchimento pode ser feito em qualquer idade.

Quais são as contra-indicações para o preenchimento?

Não existe nenhuma contra-indicação absoluta ao preenchimento das mãos. No entanto, o melhor é consultar um profissional para saber mais sobre a sua queixa e o procedimento específico que irá realizar.

Quando verei os resultados?

No caso do ácido hialurônico, os resultados do preenchimento são imediatos.

Quando utilizamos o Radiesse, temos um efeito imediato, mas que diminui um pouco nos 3 primeiros meses e depois volta a aumentar com a produção de colágeno. Na prática, o efeito imediato é o que ficará no longo prazo.

Em relação ao Sculptra, são necessária, 2 a 3 sessões, dependendo da indicação, os efeitos começam a aparecer em aproximadamente 2 semanas após a segunda sessão.

Fonte: Clínica Dr Alexandre Lima