Não adianta apenas comprar um produto de beleza de qualidade: quase tão importante quanto saber o que adquirir e como usa-lo é entender que ele precisa ser bem conservado para continuar com 100% de eficácia.

A seguir, listamos alguns truques caseiros curiosos que irão te ajudar a manter a qualidade optimal de todo o recheio de seu nécessaire. Anote.


CHAPINHA E BABYLISS

Eles fazem bem para o cabelo, mas produtos de styling termoprotetores são um pesadelo para as ferramentas: resíduos são transferidos dos fios para o metal, prejudicando a passagem do calor. Para consertar o problema, passe um pano (100% algodão! Qualquer coisa sintética irá derreter) úmido pelas placas/tambor enquanto o metal ainda estiver quente, o que irá gerar vapor para ajudar na remoção dos resíduos. Outra opção é potencializar o pano com limpa-vidros - sim, isso mesmo.

LÂMINA DE BARBEAR

As descartáveis podem acumular mofo no local do encaixe com o cabo, o que acaba causando irritações na pele. Para evitar o problema, faça uma imersão da lâmina em água com um pouco de água sanitária ou vinagre por 5/10 minutos a cada duas semanas e depois esfregue-a com uma escova de dente. Se você se depila diariamente, troque a lâmina a cada 10 dias; a cada três dias, demore um mês para trocá-la.


BUCHA DE BANHO

Elas são um verdadeiro paraíso para a multiplicação de bactérias, já que as céculas mortas que esfregam do nosso corpo acabam ficando paradas entre suas tramas. As de plástico devem ser trocadas a cada dois meses e precisam de uma higienização regular para manter a limpeza: molhadas, em temperatura média no microondas por 30 segundos, ou então junto com o lote do dia na máquina de lavar-roupas ou louça. Manter a bucha em local arejado ao invés de trancada no banheiro também ajuda. Já as naturais devem ser lavadas com sabão e depois encarar um molho em água com vinagre (um litro de água para quatro colheres de sopa de vinagre) por duas horas.

ESCOVA DE CABELO

Além de fios, elas acumulam oleosidade do couro cabeludo, restos de produtos de styling e até mesmo poeira do ambiente. Resultado: ao invés de ajudar a dar brilho e sedosidade ao cabelo, a escova acaba comprometendo o visual. Contorne o problema com uma faxina mensal: depois de remover os fios, deixe-a de molho em água morna com um pouco de shampoo, usando uma escovinha de dente para remover os resíduos. Enxague em água fria e deixe secar naturalmente.


PINCÉIS DE MAQUIAGEM

De nada irá adiantar aquela base fantástica se você aplica-la com um pincel sujo. A razão é simples: quando eles não são higienizados corretamente, tornam-se um transmissor diário de sujeira, bactérias e óleos para a sua pele, o que acaba por causar irritações e até espinhas. O ideal é que eles sejam lavados a cada 15 dias com um shampoo de bebê após terem ficado de molho em mistura do produto com água morna. Retire, enxague na torneira e retire o excesso de produto em papel-toalha. Na hora de secar, opte por uma superfície plana.

Fonte: Vogue