Os brasileiros vivem em um dos países mais ensolarados do planeta. Mesmo assim, uma pesquisa realizada pelo Instituto IPUPO, em São Paulo, constatou que 53% dos entrevistados não usam filtro solar diariamente. Mais: 69% não reaplicam o produto, uma medida muito importante para quem fica mais tempo fora de ambientes fechados.

Foram ouvidas 1 278 pessoas, de ambos os sexos, com idades entre 19 a 65 anos, nas cidades de Campinas, Porto Alegre, Recife e São Paulo. O presidente do IPUPO, Lucas Portilho, afirma que o resultado é baixo e demanda uma maior conscientizar. "Ainda são necessárias medidas de larga escala para esclarecer sobre os malefícios da radiação ultravioleta", reforça.

O estudo revelou ainda que 74% dos brasileiros não passam o protetor em dias nublados e que apenas 10% vestem roupas pensando em se resguardar do sol. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer de pele não-melanoma é o mais incidente no Brasil. São mais de 130 mil novos casos por ano — e a maior parte poderia ser evitada com medidas simples, como uso de filtro solar e chapéu.

E vale lembrar que, além de aumentar o risco de câncer, a exposição excessiva à radiação aumenta a produção de radicais livres e, assim, pode favorecer danos celulares, que levam ao envelhecimento.

Fonte: MDMulher