Vitamina C – fonte de vida

Esqueça aquela ideia de que a Vitamina C só é boa para curar gripes e resfriados. Ela é uma das substâncias mais completas para o nosso organismo. Os benefícios se estendem contra muitas doenças. Mas afinal, para que ela serve? Ela está associada à sensação de bem estar, eliminando os sintomas de estresse. A gente reuniu as principais informações que você precisa saber sobre a Vitamina C.

A poderosa vitamina, também conhecida como Ácido Ascórbico, combate o envelhecimento precoce, protege contra a baixa imunidade, "blinda" o organismo contra gripes e resfriados, combate doenças do coração e ainda está associada à prevenção de doenças nos olhos. Resistente à doenças bacterianas e virais, ajuda a absorção de ferro no organismo, estimula a produção de colágeno que é uma proteína dos tecidos que dá sustentação aos órgãos e pele. O envelhecimento precoce, por exemplo, é causado pela oxidação das células. A Vitamina C age exatamente como um antioxidante, combatendo os radicais livres (que são substâncias que causam danos às moléculas celulares).

Faça um teste bem simples para conferir de perto esse efeito. Corte uma maçã ao meio. Em uma das metades esfregue e jogue suco de limão. Na outra não faça nada. Em menos de dez minutos, a metade com o limão não sofrerá alteração nenhuma, enquanto que a outra metade já ficará escura. É assim que acontece com as nossas células. A vitamina C é como uma capa protetora.

Quando a gente está bem alimentado por exemplo, com bastante vitamina C no corpo, ela serve como uma espécie de escudo no nosso corpo. Ou seja, a bactéria, o vírus que quiser atacar, vai primeiro desgastar a vitamina para só então talvez atingir o nosso corpo.

A vitamina C ainda reduz os riscos de derrames, e apesar das causas ainda não terem sido reveladas, o estudo apresentou que as pessoas que contém maiores dosagens de vitamina C no sangue, possuíam menores chances de presentar o problema do derrame. E ainda, retarda o crescimento de tumores, de acordo com estudos realizados, considerando que o prooxidante gera radicais livres que impedem o desenvolvimento de tumores, sendo a base de todos os estudos de academias universitárias americanas, que tem desenvolvido vários estudos a respeito dos benefícios da vitamina C.

Chega de estresse

A vitamina C bloqueia o cortisol e produz uma substância chamada tripofano que provoca sensação de bem estar. Muitos esportistas recorrem à vitamina C por conta do estresse causado pelo esforço físico em excesso.

Em busca da fonte

Veja abaixo a lista de alimentos e frutas que você pode encontrar a vitamina C e aproveite. Mas lembre-se que a combinação com uma alimentação equilibrada é que vai proporcionar a absorção dela no organismo. Não adianta sair tomando litros de suco de laranja e continuar comendo só doces e frituras não é mesmo?

Laranja
Caju
Acerola
Uvas;
Toranja;
Damasco;
Abacaxi;
Limão;
Pêssego;
Cereja;
Framboesa;
Melancia;
Mamão;
Amora;
Brócolis;
Couve e ervilha.

Falta de Vitamina C

A carência desta vitamina causa uma doença chamada escorbuto, que provoca dores nas articulações, feridas que não cicatrizam e ainda hemorragia nas gengivas. Esses sintomas só são revertidos com a reposição da vitamina no organismo.

Curiosidades

O poder e os benefícios da Vitamina C são tão grandes que por duas vezes foi ressaltado pelo pesquisador Linus Pauling (ganhador do Premio Nobel em 1954 e 1962). Ela também ajuda a baixar os níveis de colesterol. Tem poder cicatrizante. É usada em clínicas de tratamento para usuários de drogas pois tem poder de prevenir o vício e os efeitos secundários das drogas.

Fonte: Saúde Medicina