Com cada vez mais polêmica em torno dos efeitos dos raios solares muita gente têm procurado outras formas de se bronzear. O sol em grande quantidade e nos horários de pico é muito prejudicial à saúde, não só da pele como do corpo como um todo. Homens e mulheres estão se submetendo à prática do bronzeamento artificial, no entanto, é bom esclarecer algumas coisas.

Assim como os raios solares, esta forma de bronzeamento faz também mal à saúde. Isto por que a radiação ultravioleta nas câmaras é tão prejudicial quanto à solar. As máquinas utilizadas em clínicas pelo mundo afora emitem ondas equivalentes à radiação UVA. Esta é a responsável por destruir as células cutâneas, levando à flacidez, à pigmentação anormal e ao surgimento de rugas.

A radiação UVB não é normalmente lançada nas câmaras de bronzeamento, a qual somada à UVA provoca o câncer de pele. Entretanto, os danos causados ao corpo são visíveis e reais. Ficar com o corpo bonito e bronzeado é a finalidade do bronzeamento, seja artificial ou não. Algumas medidas são mais prejudiciais que outras e temos que compreender o limite do organismo humano. É possível conseguir uma pele dourada através de outros procedimentos, os quais não envolvem tantos riscos à saúde.

Quem pratica

Homens e mulheres das mais variadas idades procuram este método de bronzeamento. Ele é oferecido em clínicas de estética no mundo inteiro e garante uma pele dourada e bonita. Menores de 16 anos não podem fazer. Quem tem entre 16 e 18 consegue realizar com a autorização dos pais.

Apesar dos riscos e efeitos colaterais envolvidos, muita gente ainda vem se submetendo ao procedimento. Hoje em dia já existem outros métodos tão eficazes quanto para obter bronzeamento sem, no entanto, prejudicar tanto a pele e o organismo. Desde pílulas a loções auto-bronzeadoras, cada um escolhe o que mais gosta. Na hora da decisão vale a pena considerar os efeitos a longo prazo.

Como funciona

As câmaras de bronzeamento são constituídas de uma estrutura de acrílico transparente por onde as ondas passam. Estas são provenientes de diversas lâmpadas de alta, média e de baixa intensidade.

O equipamento funciona, portanto, como um sol artificial, emitindo os raios e atingindo a pele. A pessoa que quer ficar bronzeada entra na câmara e se deita. A máquina é fechada e ela deve permanecer por lá, esperando fazer efeito. Cerca de 10 minutos em uma câmara equivale a mais ou menos 50 minutos de exposição solar em um dia bastante quente, portanto, o bronzeamento é mais rápido.

Para que um indivíduo saia bronzeado é preciso antes entrar em um acordo com o profissional que supervisionará tudo. O tempo total da sessão varia levando em consideração o quanto a pele irá ser bronzeada e o organismo da pessoa. O preço é um pouco salgado e os riscos são enormes. Assim como com o sol, os raios emitidos pelas lâmpadas são extremamente perigosos. É como se uma pessoa pagasse para entrar em uma câmara que a deixará doente. Portanto, leve em conta todos os efeitos e riscos antes de se submeter à prática.

O que ocorre depois

Logo após a sessão a pessoa já sai relativamente bronzeada. A pele, no entanto, precisa de muita atenção, pois a exposição aos raios ultravioletas atinge demais este órgão. É necessário passar hidratante em todo o corpo para diminuir os danos, assim como é indicado evitar os raios solares nas horas seguintes.

Geralmente cada lado do corpo é exposto de uma vez. Não é aconselhável fazer mais de uma sessão no mesmo dia. Além disto, é preciso esperar ao menos 24 horas para dar início à outra etapa. Caso algo de estranho seja notado no corpo, a pessoa deve entrar em contato com a clínica que ofereceu o serviço. Os efeitos do bronzeamento artificial duram, em média, de 2 a 3 semanas, variando de acordo com o organismo de cada um.

Perigos do bronzeamento artificial

É sabido que a exposição solar faz mal à saúde, no entanto, pouca gente sabe dos perigos do bronzeamento artificial. As câmaras de bronzeamento aceleram o efeito dos raios solares, já que 10 minutos equivalem a 50 minutos da exposição comum. Os raios UVAs lançados por estas máquinas agridem a pele, levando consideráveis alterações celulares.

As fibras elásticas e o colágeno sofrem mudanças, o que provoca envelhecimento precoce. Pigmentações anormais surgem. A pele fica flácida e enrugada. Tumores cutâneos são passíveis de acontecer, assim como lesões pré-cancerosas.

Além destes problemas é preciso ficar atento à possibilidade de alergias durante uma sessão, já que o uso de certos medicamentos pode influenciar no processo. Fármacos fotossensibilizantes podem, por exemplo, causar graves queimaduras ou reações. Os danos oculares também devem ser destacados. Ficar deitado na máquina sem proteção adequada na vista pode levar ao surgimento de cataratas, de pterígio e de ceratires.

Outras alternativas

Existem outras maneiras de conseguir um bom bronzeado. Muitos produtos disponíveis no mercado atuam sobre as células mortas levando a alterações de cores, sendo desta forma um pouco menos prejudicial à saúde. Todos os dias milhões de células morrem. Em mais ou menos 45 dias trocamos toda a pele do nosso corpo, periodicamente. Por este motivo, apesar destes produtos que tingem a pele fazerem efeito, eles devem ser reaplicados constantemente.

É possível conseguir um efeito bronzeado com géis, sprays e loções. Até mesmo pílulas já foram desenvolvidas para tanto. Além destas alternativas existem também os bronzeadores artificiais, que basicamente tingem a pele e saem logo após o banho.

Para quem busca um bom bronzeado há uma série de métodos disponíveis. Uns mais perigosos, outros menos. O que vale a pena destacar é que o bronzeamento artificial em câmaras é tão prejudicial à saúde quanto à exposição direta ao sol. Por isto, é preciso ter muito cuidado. A busca pela autoestima necessita ter limites. Não tome atitudes desesperadoras e lembre-se, não existem milagres. Um corpo bronzeado por ser bonito, no entanto, daqui uns anos os efeitos não serão nada agradáveis. Será este um risco a se correr? Com certeza não.

Fonte: Saúde Medicina