A importância da água

A água é a substancia mais importante para o nosso corpo. Sem alimento é possível sobreviver por um tempo, mas sem água, já é mais difícil. O peso do nosso corpo é composto de 60% de água.

A desidratação, que nada mais é do que a diminuição de água no nosso corpo, pode provocar até a morte se não for tratada a tempo. A falta de água atinge muito mais as células e os tecidos do que o volume do sangue corrente. Quando se é perdido 3 litros, ele perde 2 litros nas células, 800 ml nos tecidos e apenas 200 ml no sangue. Neste momento o indivíduo começa a sentir os desconfortos da desidratação nas células antes mesmo de ocorrer a queda da pressão arterial, o que já caracteriza um caso grave de desidratação.

Perdas de líquido

Pela urina: 1 a 2 litros por dia;
Transpiração pela pele: 300 a 500 ml por dia;
Evaporação pela respiração: 200 a 400 ml por dia;
Perda pelas fezes: 100 a 200 ml por dia.

Resultando numa perda de água do nosso organismo de 1,5 a 3 litros de água por dia. Por essa razão ouvimos falar que o consumo de água diário deva ser de 1,5 a 3 litros por dia.

Sintomas de desidratação

A sede é um processo que costuma ser ativado em fases iniciais da desidratação. Nossa boca e língua possuem receptores que percebem rapidamente quando a pessoa esta ingerindo água e mesmo antes dele ter sido absorvido pelo trato gastrointestinal e distribuída pelo corpo. O cérebro identifica que o indivíduo ingeriu água.

Mas em algumas pessoas esse processo não ocorre tão bem como em idosos e doentes. Se a pessoa desidratada não sentir sede é importante notar o quanto sua boca e língua estão úmidas.

Intoxicação por água

O contrário também poderá ocorrer, é quando o organismo se encontra com um alto nível da água. Ocorrendo o processo da distribuição, sendo que o meio intracelular e o interstício são os mais atingidos. Esse processo pode provocar edema nas células, nos órgãos e no cérebro caracterizando a intoxicação por água.

A pergunta é: Quantos litros de água deve-se tomar por dia?

A resposta é: Vai depender de alguns fatores como: a temperatura do ambiente em que vivemos e suas oscilações. Num dia quente, por exemplo, deve-se beber mais água do que num dia frio. Dependendo da atividade física; se estivermos trabalhando sentados sem gastar muita energia, sem grandes movimentações, não precisamos beber tanta água quanto se estivéssemos nos movimentando bastante e assim por diante; atividade física que praticamos e a duração da mesma; tipo físico, se a pessoa é alta, musculosa, obesa, provavelmente consumirá mais líquido.

Quais os critérios para saber quanta água deve ser consumida

Andar munido de garrafinhas de água e bebendo sem parar, não é aconselhável, pois pode ocorrer uma diluição do sangue, entre outras coisas, prejudicando o bom funcionamento dos rins, fazendo com que ele tenha que trabalhar dobrado para produzir mais urina.

Regra prática

Reparar na cor da urina. A cor reflete a hidratação da mesma. Não deve ter a cor amarela forte (suco de maça, meio opaca), aconselha-se a se hidratar, bebendo mais água; não é bom apresentar o aspecto muito límpido, transparente, pois denota que o indivíduo esteja super hidratado, ou seja, a pessoa deve estar ingerindo muito líquido. A coloração ideal da urina seria a cor semelhante a uma limonada.[qp][p]O volume de água que devemos beber

O volume de água que devemos beber por dia, é aquele que garante o bom funcionamento dos rins que devem manter o volume de água estável no corpo.

Por que a quantidade varia de indivíduo para indivíduo?

Crianças tem mais água no organismo do que adultos e por sua vez, adultos tem mais água do que os idosos. Homens tem mais água no corpo do que as mulheres. Pessoas obesas, musculosas ou muito altas tem quantidades diferentes de água de pessoas magras e baixas. Por tudo isso, fica difícil generalizar um número para todos os casos.

Independente da quantidade que ingerimos de água, nossos rins se ocuparão em manter equilibrado o volume de água corpóreo para manter o bom funcionamento do mesmo. Esse procedimento renal tem um limite. É preciso que os rins produzam no mínimo 400 a 500 ml de água por dia, para serem eliminadas as toxinas e substâncias filtradas no sangue.

Água dos alimentos

Os alimentos mais ricos em água são as frutas, verduras e legumes: melancia, laranja, tomate, alface, pepino, pimentão, couve- flor, etc.

Todos os alimentos possuem água. Só através dos alimentos conseguimos ingerir aproximadamente 0,5 a 1 litro de água por dia. Sopas, sorvetes, iogurtes, gelatinas, etc. Todo alimento que na temperatura ambiente tenha forma líquida, se conta como líquido.

Se o paciente apresentar um quadro de desidratação, o rim estará ocupado demais em reter a água no organismo e deixará praticamente de urinar (insuficiência renal aguda). Mesmo que o paciente pare de urinar, se não se hidratar o processo de desidratação continuará a se agravar, pois se perde água através de suor, fezes que não podem ser interrompidas.

Fonte: Saúde Medicina