Uma das mais eficientes armas naturais para combater o envelhecimento. Ao ingerir, mastigando uma castanha do Pará, você recarrega os níveis de um dos minerais mais importantes para uma vida longa e saudável: o selênio. A castanha repõe a quantidade do nutriente, necessária para combater o envelhecimento celular provocado pelos radicais livres e ela também possui nutrientes como ácidos graxos, vitaminas B e E, proteína, fibras, cálcio, fósforo e magnésio.

Ao ingerir diariamente uma castanha, você estará se prevenindo contra doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, câncer e obesidade. O ômega 3 contido na castanha diminui o triglicerídeo, controla a hipertensão, pois favorece o relaxamento dos vasos sanguíneos e também é anti-inflamatória. Vitaminas do complexo B e o magnésio são essenciais para o sistema nervoso e contribuem na diminuição da ansiedade, melhorando o humor e ainda afastando a depressão.

O selênio contido na castanha do Pará combate o envelhecimento das células causado, principalmente pelos radicais livres, prevenindo o aparecimento de tumores e doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer e a esclerose múltipla. A tireoide funciona muito bem na presença do mineral: se não fosse ele, os hormônios fabricados pela glândula não existiriam. Porém cuidado, pois como toda oleaginosa, essa noz é rica em gorduras. Cerca de 70% de sua composição é de ácidos graxos insaturados, como os ômegas 3 e 6, as famosas gorduras do bem. Mesmo assim, se ingerida em excesso contribui para o aumento de peso.

As principais maneiras de se consumir a Castanha do Pará é em forma de farinha, in natura, torrada ou em doces, biscoitos, como sorvetes, etc. O seu óleo é também utilizado para o feitio de cosméticos e produtos de tratamento capilar e de beleza.

Hoje a castanha do Pará está em muitos cereais, pães, farinha láctea, além de ser muito apreciada e vendida à granel. É, sem dúvida, muito benéfica à saúde, trazendo muitos bons resultados. É grande sua exportação e uma das principais fontes de renda da população amazônica. A extração da castanha do Pará se dá pela árvore Castanheira, típica do Nordeste do Brasil.

Benefícios Gerais da Castanha do Pará

A castanha é muito consumida por pessoas que visam o bem estar do corpo e seu sabor sem igual.

– Evita o envelhecimento precoce;

– Proporciona grande teor de selênio para o organismo;

– É um desintoxicante de metais pesados do corpo;

– Beneficia o funcionamento da Tireoide;

– Protege da incidência do Mal de Alzheimer;

– Fortalece o sistema Imunológico;

– Combate o câncer;

– Retarda o colesterol ruim do sangue;

– Rejuvenesce a pele;

– Favorece o funcionamento do sistema nervoso;

– Devido a presença da arginina e dos flavonóides, ajuda a saúde do coração;

– Alimento de origem nacional e orgânica.

Atenção! Uma é bom, mais é demais!!!

A castanha do Pará é rica em selênio, mineral muito importante para o nosso organismo e para o sistema imunológico, porém se houver um acúmulo dessas substâncias no organismo, podem surgir reações adversas como, irritabilidade, dores e fraqueza muscular. Mas para se atingir uma dose excessiva, é preciso consumir 10 castanhas do Pará por dia, fazendo isso por um grande período.

A dose ideal e suficiente para se ter os benefícios, é de 1 castanha por dia. Passar dessa média não é tão prejudicial, mas poderá influenciar no aumento de peso, e se chegar a 10 o número de castanhas consumidas, desencadear os sintomas já mencionados.

Componentes Nutricionais da Castanha do Pará

(Quantidade por 100g)

Energia 656 calorias; Proteínas 14g; Gorduras 66g; Carboidrato 12g; Fibras 8g; Vitamina A (retinol) 7mcg; Vitamina B1, 1094 mcg; Vitamina B2, 118 mcg; Vitamina B3, 7,8 mg; Vitamina C, 10,3 mg; Vitamina E, 7,1 mg; Selênio 4000 mcg; Cálcio 160 mg; Magnésio 376 mg.

Além de Vitamina K, Riboflavina, Potássio, Cobre, Fósforo, Manganês, Vitamina B6, Vitamina A 24 UI, Betacaroteno, Zinco, Ferro e Lipídeos. Ufa!!!

Sabendo guardar não vai faltar!

Devido a grande quantidade de gordura presente na castanha do Pará, em pouco tempo elas podem ficar rançosas, ou com um gosto não tão bom. Por isso recomenda-se que elas sejam armazenadas na geladeira, aumentando assim o seu tempo de vida. Ela vai durar cerca de 5 meses na geladeira, enquanto que se guardadas em locais secos, livres de calor, o tempo de consumo é de 3 meses.

Fonte: Saúde Medicina